The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre memória RAM

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Alexandre Qui Jun 25, 2015 12:28 am

Galera, desde que eu converso com vocês, meu PC tem 2GB de memória RAM, mas agora eu vou finalmente fazer um upgrade. E também passar pro sistema 64-bit. Só que tenho uma dúvida:

Se eu comprar um pente de 8GB e colocar no segundo slot da minha placa-mãe, ele vai ficar com 10GB, correto? Mas eu dei uma pesquisada e encontrei alguns fóruns onde o pessoal fala que a melhor alternativa para desfrutar de 8GB de RAM é colocando 2 pentes de 4GB, para criar um Dual Channel.

O que compensa mais? Comprar o pente de 8GB e aproveitar com os 2GB que já tenho, ou me desfazer dos meus 2GB e comprar dois pentes de 4 GB?
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por infernosword Qui Jun 25, 2015 1:17 am

Tipo -> clock -> tamanho -> fabricante

Memórias de tipo diferente não funcionam juntas. Ex: DDR e DDR2
Clock diferentes funcionam, sendo a de clock menor a mandatória. Ex: 800 mhz + 665 mhz = ambos rodando a 665
Tamanhos diferentes funcionam, porém, ainda é aconselhável que ambas sejam idênticas.
Fabricantes diferentes também funcionam, mas, assim como nos tamanhos, é aconselhável que seja idênticas.


No teu caso, é melhor ir pelo custo beneficio.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Willi Qui Jun 25, 2015 10:25 am

Tenho 1 pente de 8GB e funciona perfeitamente, tirei a dúvida dos 2x4 com vários amigos que trabalham com isso e todos disseram ser lorota. Inclusive, pra comprar, em vários sites que procurei os 2x4 eram sempre mais caros que 1x8, então se quiser economizar, vai de 1x8 sem problema Ale.

Agora o seguinte: eu nunca vi um PC com 10 GB de RAM. Depois de 2, os que eu conheço sempre possuem 4, 8, 16... Acho que é interessante você ver se sua placa-mãe comporta um pente 8GB DDR3, e caso não, melhor você trocar de placa-mãe também. Pelo que eu saiba (e quem entender melhor, dê suporte à minha informação), cada placa-mãe suporta apenas um tipo de memória RAM. Faz tempo que você tem esse pente de 2GB, bem provável que ele seja DDR2, então sua placa-mãe não vai ser compatível com um 1x8 ou 2x4 DDR3 que você vá comprar. Logo, a solução é trocar de placa mãe também, por uma que suporte DDR3, e então aposentar esse teu pente de 2. Tem ainda o que o infernosword disse sobre clock: seus 8GB serão provavelmente de 1600MHz, aí se o seu de 2GB é de uns 800MHz, só vai estragar com a potência do 1x8 ou 2x4 que você vá comprar.

O mais plausível aí é trocar memória e placa-mãe. Também não sei se sua configuração é de fato como eu falei, mas considerando o tempo que você tem ela é quase certeza que seja uma memória DDR2 de clock baixo. Portanto você vai precisar de uma placa mãe que suporte DDR3 e clock mais alto (recomendo 1600MHz).

And finally, essa placa-mãe tem que ser compatível com o socket de seu processador e com a versão do PCI Express da sua placa de vídeo. E não vai dar muito tempo você vai querer upar o processador também, né Ale? E esse novo processador vai ser ainda outro socket...

Não é melhor talvez você guardar um pouco mais de dinheiro e fazer um upgrade de processador/memória/placa-mãe tudo junto? Não por luxo, mas é que a memória nova vai precisar de uma placa-mãe nova que só tem suporte a socket de processador mais novo, entendeu?
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Alexandre Qui Jun 25, 2015 7:26 pm

Minha memória é DDR3.

Encontrei alguns pentes 8GB 1600mhz no Mercado Livre com preço acessível. Se bobear, eu vou comprar um desses e tirar o meu de 2GB. Não vai fazer falta.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Willi Sex Jun 26, 2015 4:53 pm

UFA, MENOS MAL!

Eu aqui sugerindo quase um PC novo pra ti  lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Gustavo Sex Jun 26, 2015 7:58 pm

Ale, Você também tem que ver se a sua placa mãe suporta clock de até 1600hz, se não suportar, vc só vai usar o padrão, que é 1366mhz, na realidade a mudança de 1366 pra 1600 clock da memória ram terá nenhum impacto no desempenho (a menos que vc faça um overclock), até mesmo pra jogos, veja esse video, e você pode sim comprar uma de 8gb e usar em conjunto com a sua de 2gb, totalizando 10gb, não tem nenhum problema.
Gustavo
Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Mensagens : 3735
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 28
Localização : Fortaleza/CE

http://games-in-torrent.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Willi Sex Jun 26, 2015 8:18 pm

Eu querendo entender tanto e dei uma bela noobada
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por infernosword Sex Jun 26, 2015 8:54 pm

Gustavo escreveu:Ale, Você também tem que ver se a sua placa mãe suporta clock de até 1600hz, se não suportar, vc só vai usar o padrão, que é 1366mhz, na realidade a mudança de 1366 pra 1600 clock da memória ram terá nenhum impacto no desempenho (a menos que vc faça um overclock), até mesmo pra jogos, veja esse video, e você pode sim comprar uma de 8gb e usar em conjunto com a sua de 2gb, totalizando 10gb, não tem nenhum problema.

Caraio já tá nesse clock ae? A minha memória também aguenta 1600... -1000
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Alexandre Sex Jun 26, 2015 11:25 pm

Valeu Gustavo.

Vou comprar um pente 8 GB 1366 então.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre memória RAM Empty Re: Dúvida sobre memória RAM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos