Projeto de novo jogo da TTA [5%]
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Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Ok, pra quem ainda não entendeu o que está havendo, estamos planejando criar mais um jogo baseado no nosso fórum. O original lançado em 2012 pode ser encontrado aqui.
Ainda não temos nada exatamente pronto, então qualquer ajuda é bem-vinda. Se você não entende nada de programação ou design, pode simplesmente contribuir com uma boa idéia. Aqui estão os principais itens a serem discutidos:
-História: Qual será o enredo do jogo? O primeiro apostou num confronto fictício entre os membros do fórum e os hackers, onde o jogador podia escolher de que lado queria estar.
-Jogabilidade: Como será o gameplay? O primeiro jogo usava mini-games simples como labirinto, navezinha e perguntas & respostas. Nesses termos, eu já posso garantir que esse jogo usará sistema de Save, que fez bastante falta no anterior.
-Trilha Sonora: Uma das partes mais fáceis. Basta sugerir uma música, que tudo que teremos que fazer é baixar e colocar em uma pastinha qualquer até o jogo ficar pronto.
-Gráficos: O primeiro jogo usava imagens quaisquer encontradas no Google para montar o cenário, e uma pitada do próprio Microsoft Paint. Provavelmente isso não vai se repetir.
-Aspectos Técnicos: Resolução, testes, etc.
O projeto está se iniciando, então como eu disse antes, quaisquer idéias são bem-vindas.
Ainda não temos nada exatamente pronto, então qualquer ajuda é bem-vinda. Se você não entende nada de programação ou design, pode simplesmente contribuir com uma boa idéia. Aqui estão os principais itens a serem discutidos:
-História: Qual será o enredo do jogo? O primeiro apostou num confronto fictício entre os membros do fórum e os hackers, onde o jogador podia escolher de que lado queria estar.
-Jogabilidade: Como será o gameplay? O primeiro jogo usava mini-games simples como labirinto, navezinha e perguntas & respostas. Nesses termos, eu já posso garantir que esse jogo usará sistema de Save, que fez bastante falta no anterior.
-Trilha Sonora: Uma das partes mais fáceis. Basta sugerir uma música, que tudo que teremos que fazer é baixar e colocar em uma pastinha qualquer até o jogo ficar pronto.
-Gráficos: O primeiro jogo usava imagens quaisquer encontradas no Google para montar o cenário, e uma pitada do próprio Microsoft Paint. Provavelmente isso não vai se repetir.
-Aspectos Técnicos: Resolução, testes, etc.
O projeto está se iniciando, então como eu disse antes, quaisquer idéias são bem-vindas.
Última edição por Alexandre em Sex Jul 24, 2015 6:24 pm, editado 1 vez(es)
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Eu vou ficar responsável principalmente pela parte de programação, que é a arte de dar vida aos jogos. Se houverem interessados, vou ensinar a programar por meio de tutoriais postados aqui no fórum. A princípio, vamos usar o Game Maker Pro (vou fornecer o kit de desenvolvimento em breve). Também estarei ligado nas áreas de planejamento do jogo e nas artes. Essa é a oportunidade de aprender a desenvolver um jogo sem gastar dinheiro e sem picaretagem. Eu tenho experiência no desenvolvimento de software e posso passar a experiência de se desenvolver um jogo mais próxima possível do que é exigido no mercado, ideal pra quem quer conhecer a área antes de se aventurar na programação pra valer.
infernosword- Rank 110 - Street Fighter IV
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Eu queria começar com uma decisão pequena, porém importante: Quem seria o protagonista do jogo?
Vamos fazer um protagonista "neutro", daqueles que não possuem nome ou imagem, como no primeiro game, ou vocês querem inventar um personagem fixo?
Agora é a hora de botar as idéias pra fora.
Vamos fazer um protagonista "neutro", daqueles que não possuem nome ou imagem, como no primeiro game, ou vocês querem inventar um personagem fixo?
Agora é a hora de botar as idéias pra fora.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Ou podíamos criar 2 ou mais personagens com histórias distintas.
Quanto a jogabilidade, eu estava aqui pensando em algo estilo party + elementos de RPG, trabalhado num sistema de overworld inspirado no de Super Mario Bros. 3. Ele traria vários caminhos e funcionaria tanto para você entrar nos "mini-games" quanto aprofundar-se na história com diálogos em formato de Visual Novel. Podíamos até mesmo colocar side-quests e outras coisas legais para enriquecer a história do jogo.
Quanto a jogabilidade, eu estava aqui pensando em algo estilo party + elementos de RPG, trabalhado num sistema de overworld inspirado no de Super Mario Bros. 3. Ele traria vários caminhos e funcionaria tanto para você entrar nos "mini-games" quanto aprofundar-se na história com diálogos em formato de Visual Novel. Podíamos até mesmo colocar side-quests e outras coisas legais para enriquecer a história do jogo.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
J. Marlon escreveu:Ou podíamos criar 2 ou mais personagens com histórias distintas.
Quanto a jogabilidade, eu estava aqui pensando em algo estilo party + elementos de RPG, trabalhado num sistema de overworld inspirado no de Super Mario Bros. 3. Ele traria vários caminhos e funcionaria tanto para você entrar nos "mini-games" quanto aprofundar-se na história com diálogos em formato de Visual Novel. Podíamos até mesmo colocar side-quests e outras coisas legais para enriquecer a história do jogo.
Criar cutscenes estilo Visual Novels no Game Maker é extremamente fácil. Basicamente, você só tem que montar imagens na sequência certa e programar um botão de "avançar". Eu consigo fazer isso.
Essa idéia do Overworld é bacana também.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Estou tirando uns planos do papel.
Comecei a trabalhar na overworld que sugeri ali em cima.
Ainda falta implementar muita coisa, mas o básico (Acessar fases e abrir caminhos) está quase pronto. Estou tentando também usar o minímo de códigos/scripts possível, pra deixar o projeto mais "compreensível", mas as váriáveis, elas não tem jeito de ignorar, pelos menos não sem ter de sacrificar as idéias que tenho em mente.
Enfim, acho que termino o básico dela ainda hoje, então aproveito pra compartilhar a engine para servir de base.
Edit: Os gráficos que estou usando são só para ter algo visual. Criei eles rapidão no editor de imagens do GM. Por hora estou focado só parte da programação.
Comecei a trabalhar na overworld que sugeri ali em cima.
Ainda falta implementar muita coisa, mas o básico (Acessar fases e abrir caminhos) está quase pronto. Estou tentando também usar o minímo de códigos/scripts possível, pra deixar o projeto mais "compreensível", mas as váriáveis, elas não tem jeito de ignorar, pelos menos não sem ter de sacrificar as idéias que tenho em mente.
Enfim, acho que termino o básico dela ainda hoje, então aproveito pra compartilhar a engine para servir de base.
Edit: Os gráficos que estou usando são só para ter algo visual. Criei eles rapidão no editor de imagens do GM. Por hora estou focado só parte da programação.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Isso ficou muito bom, Marlon. O estilo SMB3 combina muito bem com o que eu tenho em mente.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Só vi o tópico agora, fiquei muito empolgado! Isso vai ficar bem legal, galera. Posso cuidar da parte do tratamento de imagens pra vocês, não de inseri-las no jogo, mas de ajeitá-las e entregá-las prontas a quem for fazer isso, à fim de facilitar/reduzir o trabalho deste. Também posso ver de sons, trilhas sonoras, etc, como montar os efeitos/equalizações/reverberização/mixes de músicas.
Willi- Rank 131 - Sonic Generations
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Ok, aqui está o source do Overworld:
Aqui está o compilado (Somente para testes):
Escolhi a resolução 896x544 (A mesma da imagem no meu comentário anterior) afim de manter as proporções de 2x2 dos objetos mostrados na tela (Exemplo, 2x2, 4x4, 8x8, 16x16, 32x32, etc., ou 2x4, 2x32, 32x128, etc.) sem engolir os pixeis.
Deixei alguns comentários nos Events explicando a finalidade de alguns códigos e funções, mas também tem coisas que não comentei e que é importante saber como funciona e para que servem. Em todo caso, vou lançar essas informações depois.
- Código:
http://www.mediafire.com/download/27r83a34evyyyt5/TTA_Game_Engine_Overworld_1.zip
Aqui está o compilado (Somente para testes):
- Código:
http://www.mediafire.com/download/j33h74w9a1v6347/TTA_Game_Engine_Overworld_1.exe
Escolhi a resolução 896x544 (A mesma da imagem no meu comentário anterior) afim de manter as proporções de 2x2 dos objetos mostrados na tela (Exemplo, 2x2, 4x4, 8x8, 16x16, 32x32, etc., ou 2x4, 2x32, 32x128, etc.) sem engolir os pixeis.
Deixei alguns comentários nos Events explicando a finalidade de alguns códigos e funções, mas também tem coisas que não comentei e que é importante saber como funciona e para que servem. Em todo caso, vou lançar essas informações depois.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Vou dar uma olhada esse fim de semana
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Ei JMarlon, você sabe se os arquivos de sprites, fontes, resources em geral ficam todos dentro do arquivo gmk, ou ficam em alguma pasta obscura do sistema? Se for só no arquivo gmk, aí vai ficar foda de fazer o controle do source...
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Eles ficam dentro do .gmk mesmo. A única forma de controle que temos é usando as opções de importar e exportar resources que fica em File. Aqui dá para criar um arquivo (Com a extensão .gmres) contendo os resources escolhidos para ser "mesclado" ao projeto principal.
Controle de resources de verdade só tem no GameMaker: Studio. Já aqui eles ficam organizados dentro de uma pasta em Documentos.
Controle de resources de verdade só tem no GameMaker: Studio. Já aqui eles ficam organizados dentro de uma pasta em Documentos.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Pois é, sem controle de source nós vamos ter um retrabalho do cão. Porque toda vez que você fizer alguma alteração, eu vou ter que fazer as mesmas alterações no meu código. Ou copiar a sua versão e fazer toda minha parte nela. Tem que dar uma olhada nesse game maker studio.
infernosword- Rank 110 - Street Fighter IV
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Desde de que maior parte do projeto seja adição de recursos e que trabalhemos em áreas repartidas, não vejo problema em usar o mesclador do GM.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
O que é esse mesclador ae?
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Mesclar é um termo autoexplicativo...
Mas enfim, como um exemplo, no caso do Windows, se você pegar e jogar duas pastas com nomes idênticos num mesmo local, elas serão "unificadas". Caso nessas pastas também hajam arquivos com nomes iguais, surge uma janela perguntando se você deseja manter ambos os arquivos, manter só o arquivo antigo, ou substituir o antigo pelo mais recente. E os arquivos exclusivos de cada pasta são mantidos na nova. Basicamente é isso que ocorre com as opções de importar e exportar resources do Game Maker (Do 8 para trás). Inclusive foi por isso que sugeri para "trabalharmos em áreas repartidas". E, para casos em que seja necessário alterar algo que já esteja feito no projeto principal/mãe/central, é só mantermos um history para que esse seja ajustado posteriormente. Então, a cada nova "mesclagem" no projeto principal, compartilhamos um arquivo .gmk.
Por fim, uma coisa importante a se manter em mente, é que trabalhar com o GM não é o mesmo que trabalhar com uma Unreal Engine ou outra ferramenta corporativa. Aqui tudo é mais simplificado e contamos com uma interface estilo "clicar e arrastar" (No caso são as Rooms). O Game Maker é fácil para quem quer criar um jogo e completo para quem consegue dominá-lo (Hotline Miami é um exemplo). Então, no final, independente do gerenciamento de resources, alguém(Que como já sabemos, tem que ser o Alexandre) vai ter de usar e organizar de forma inteligente todos os recursos criados.
Mas enfim, como um exemplo, no caso do Windows, se você pegar e jogar duas pastas com nomes idênticos num mesmo local, elas serão "unificadas". Caso nessas pastas também hajam arquivos com nomes iguais, surge uma janela perguntando se você deseja manter ambos os arquivos, manter só o arquivo antigo, ou substituir o antigo pelo mais recente. E os arquivos exclusivos de cada pasta são mantidos na nova. Basicamente é isso que ocorre com as opções de importar e exportar resources do Game Maker (Do 8 para trás). Inclusive foi por isso que sugeri para "trabalharmos em áreas repartidas". E, para casos em que seja necessário alterar algo que já esteja feito no projeto principal/mãe/central, é só mantermos um history para que esse seja ajustado posteriormente. Então, a cada nova "mesclagem" no projeto principal, compartilhamos um arquivo .gmk.
Por fim, uma coisa importante a se manter em mente, é que trabalhar com o GM não é o mesmo que trabalhar com uma Unreal Engine ou outra ferramenta corporativa. Aqui tudo é mais simplificado e contamos com uma interface estilo "clicar e arrastar" (No caso são as Rooms). O Game Maker é fácil para quem quer criar um jogo e completo para quem consegue dominá-lo (Hotline Miami é um exemplo). Então, no final, independente do gerenciamento de resources, alguém
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Pois é, isso que eu queria evitar, criando um repositório Git pro projeto. Senão, o Alexandre vai ter que colocar tudo em ordem, logo vai ter que saber onde cada coisa vai, ou seja impossível trabalhar assim com mais de uma pessoa.
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Inf, enquanto estamos aqui discutindo a melhor maneira de trabalhar no projeto, eu já adicionei diversas coisas novas para a Overworld. xD
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Nós temos que resolver isso primeiro, senão a gente vai começar a se atrapalhar mais do que se ajudar. Além do mais, imagina se você fica um fim de semana desenvolvendo e eu também. Vai ser muita coisa pra juntar de uma vez e eu tenho certeza que vai dar cagada, ainda mais se ficar na mão de um terceiro para organizar algo que nem nós temos certeza. Outra coisa, essa organização evita o retrabalho, porque aí eu sei no que e onde você está mexendo e trabalho em outra parte do jogo sem te atrapalhar, aumentando a produtividade.
Enfim, eu criei um repositório e baixei o GM Studio. Vou testá-los amanhã e ver se é possível trabalhar com eles.
Enfim, eu criei um repositório e baixei o GM Studio. Vou testá-los amanhã e ver se é possível trabalhar com eles.
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Qual versão do GameMaker: Studio pegou? Se for a Standard, apesar de possuir mais funções que o GM normal e ser free, não tem aquela opção de controle de resources que falei. Só tem na versão Professional.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Agora eu não sei, vou dar uma olhada.
infernosword- Rank 110 - Street Fighter IV
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Ae Marlon, é Game Studio Master alguma coisa.
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Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
GameMaker: Studio Master (Ou Master Collection). Essa versão aí programa até para consoles da nova/atual geração.
Re: Projeto de novo jogo da TTA [5%]
Baixa ae pra nois testa
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