The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mario Clash (Virtual Boy)

5 participantes

Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Alexandre Ter Out 20, 2015 5:46 pm

Mario Clash (Virtual Boy) XfHpUIn

Produtora: Nintendo
Plataforma: Virtual Boy
Lançamento: 1995

Em 1995, chegava ao mercado o Virtual Boy, a primeira tentativa das empresas de trazer a "Realidade Virtual" para os games. Porém, o mesmo acabou sendo um fracasso, vendendo apenas 770 mil unidades, se tornando o vídeo-game menos vendido da história da Nintendo.

Um de seus poucos títulos lançados foi o Mario Clash. É bem provável que, mesmo se você for um fã da franquia Super Mario,você não tenha ouvido falar desse jogo. O que faz sentido, visto que o Virtual Boy se tornou bem difícil de se encontrar. Felizmente, há os emuladores hoje em dia, que permitem jogar títulos de vários consoles no PC.

Vamos à análise:

Mario Clash (Virtual Boy) EnYrP4k


A forma mais rápida de descrever o Mario Clash é como um "Remake do Mario Bros. original", aquele onde Mario e Luigi disputam em uma arena 2D, com Koopas e bichos espinhudos passando pelo cenário e usando canos como transporte.

Só que aqui a história é um pouco diferente: Mario precisa escalar uma enorme torre de 40 andares, até chegar ao topo e resgatar a princesa. Cada "andar" corresponde a uma fase, composta por uma única arena. Seu objetivo é eliminar todos os inimigos.

No começo é tudo bem fácil: Haverão apenas Koopas que você pode derrotar simplesmente pulando e arremessando seus cascos. Mas com o passar das fases, mais inimigos vão surgindo e alguns requerem uma certa "estratégia" para serem derrotados.

As únicas habilidades de Mario são pular e arremessar cascos. Porém, ele pode fazer isso de dois modos: Jogando-os para frente, onde eles vão entrar nos canos e sair em outro local do cenário, ou jogando-os para o fundo e para a frente do cenário. Sim, por ser um jogo do Virtual Boy, a profundidade seria explorada de alguma forma.

Mario Clash (Virtual Boy) 193OKlb


Os inimigos não são a única ameaça nas fases. Você também tem um limite de tempo  que pode comprometer a vitória. Além do mais, se você demorar muito para derrotar algum inimigo, mais Koopas vão surgindo no cenário. Isso também acontece se você deixar apenas um bicho espinhundo, por exemplo, no cenário, já que a única forma de derrotá-los é arremessando um casco de Koopa.

Há também fases bônus onde Mario é colocado em uma espécie de palco e precisa coletar as moedas que vem em sua direção. Outra vez, elas surgem no fundo do cenário e vão se aproximando da tela. Novamente, o Virtual Boy tenta fazer uso da profundidade.

Analisando tecnicamente... Eu não sei ao certo o que dizer dos gráficos. O Virtual Boy foi lançado em 1995, e o Playstation no final de 1994 (Apenas no Japão). O Nintendo 64 só daria as caras um ano depois. Mario Clash segue o estilo SNES, com personagens e cenários em 2D, porém a impressão que tenho é de que eles são um pouco melhor desenhados, embora a falta de cores atrapalhe muito durante a análise.

A trilha sonora é outra coisa que não vou conseguir descrever muito bem. Considerando que o jogo é no estilo "derrote os inimigos e passe de fase antes do tempo acabar", acho que "genérica" é a melhor palavra.

Talvez o jogo seria melhor se tivesse sido lançado no Super Nintendo, com direito a uma tela mais colorida e natural.

Mario Clash (Virtual Boy) KJfhJHy


O jogo não é exatamente o que eu chamo de "divertido", já que ele segue a mesma jogabilidade durante 40 fases. Mas para quem é fã do Mario Bros. original, talvez consiga entender melhor as mecânicas e até consiga se divertir um pouco mais com Mario Clash.

Há também o Top Score, onde você pode ver os recordes, mas acho que isso é mais útil quando há mais pessoas jogando.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Filme Sentimental Ter Out 20, 2015 9:24 pm

A paleta de cores é essa mesma das screenshots ou dá pra mudar no emulador?

-------------------

Pega Mario Bros. Special e Super Mario Bros. Special. São dois jogos oficiais produzidos pela Hudson Soft para o NEC PC88 e Sharp X1, e que pouca gente conhece, principalmente por não serem para plataformas da Nintendo.
Filme Sentimental
Filme Sentimental
Rank 33 - Kirby Super Star
Rank 33 - Kirby Super Star

Mensagens : 2256
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 30
Localização : Maranguape - CE

https://www.uniaogamers.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Alexandre Ter Out 20, 2015 9:42 pm

J. Marlon escreveu:A paleta de cores é essa mesma das screenshots ou dá pra mudar no emulador?

O emulador te dá três opções de tela: Left Eye, Right Eye e Both.

Mudar o "olho" faz com que a tela fique focada mais para a esquerda ou mais para a direita. Se você ativar o "Both", a tela fica no estilo 3D estereoscópico, mas é difícil jogar sem sentir incômodo:


Mario Clash (Virtual Boy) HqexYU4


Eu não achei nenhuma forma de alterar as paletas, acho que é assim mesmo.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por infernosword Ter Out 20, 2015 10:31 pm

Nunca tinha ouvido falar em nada desse jogo, nem nessas plataformas NEC PC88 e Sharp X1.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Willi Qua Out 21, 2015 11:43 am

Muito interessante saber mais à respeito desse jogo, também nunca havia ouvido falar dele.

Tenho curiosidade sobre a jogabilidade, se ela é precisa ou se é tipo isso aqui:

Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Alexandre Qua Out 21, 2015 1:03 pm

Willi escreveu:Muito interessante saber mais à respeito desse jogo, também nunca havia ouvido falar dele.

Tenho curiosidade sobre a jogabilidade, se ela é precisa ou se é tipo isso aqui:

Não, a jogabilidade do Mario Clash é bem precisa.


Galera, se alguém estiver interessado em saber, eu estou usando o VBjin para emular o Virtual Boy. Ele é considerado o melhor emulador (Embora o Golf ficou bugado nele).
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por infernosword Qua Out 21, 2015 7:13 pm

Quantos jogos tem o virtual boy, mais ou menos?
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Alexandre Qua Out 21, 2015 7:27 pm

infernosword escreveu:Quantos jogos tem o virtual boy, mais ou menos?

De acordo com a Wikipedia, o Virtual Boy foi lançado em 21 de Julho de 1995, e o último jogo foi o 3D Tetris, em 12 de Março de 1996.

No total, foram lançados 22 jogos, sendo que só 14 deles saíram na America. Teve vários outros jogos anunciados, mas acabaram cancelados já que a Nintendo resolveu descontinuar o Virtual Boy bem cedo.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Alexandre Qua Nov 18, 2015 11:08 pm

Eu descobri algumas coisinhas... Pode ser que vocês já sabem.

O Virtual Boy foi lançado 7 meses depois do Playstation no Japão. Lá na terra do Sol Nascente, o PS1 foi lançado em Dezembro de 1994, enquanto o Virtual Boy chegou em Julho de 1995.

No entanto, a Nintendo teve que "se apressar" pra lançar o Virtual Boy, porque alguns meses depois a Sony ia trazer o Playstation pra America, e eles ainda precisavam focar no Nintendo 64. Em outras palavras, parte do Virtual Boy foi feita "às pressas", o que muito provavelmente foi um dos motivos do fracasso.

Embora todos os defeitos do console, seu hardware era bom. Jogos como Mario's Tennis tinham ótimas animações e o efeito de profundidade funcionava muito bem. No entanto, não era possível ver cores, o que de certa forma prejudicava a beleza dos gráficos. De acordo com a Nintendo, colocar cores nos visores do Virtual Boy ia torná-lo muito caro, e resultaria em imagens "saltitantes" (Lembrando que lag é inaceitável em acessórios de realidade virtual).

Haviam rumores de que em raros casos, usar o Virtual Boy por muito tempo poderia causar epilepsia em algumas pessoas. No entanto, alguns usuários desmentem essa teoria, dizendo que o máximo que você pode sentir é dor de cabeça.

De acordo com os poucos fãs do console, o melhor jogo é o Wario Land.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Eder Qui Nov 19, 2015 8:28 am

Interessante as informações. Com a tecnologia mais avançada de hoje, fico pensando se a Nintendo investiria em um "Neo Virtual Boy" ou o medo de um novo fracasso é maior.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Alexandre Qui Nov 19, 2015 1:35 pm

Eder escreveu:Interessante as informações. Com a tecnologia mais avançada de hoje, fico pensando se a Nintendo investiria em um "Neo Virtual Boy" ou o medo de um novo fracasso é maior.

Na verdade, o Virtual Boy em si tinha bastante potencial, mas ele não teve tempo para mostrá-lo. Se você comparar por exemplo os primeiros jogos para o Super Nintendo, lançados em 1990 ou 1991 e compará-lo com os últimos que saíram depois de 1996, dá pra notar que existe uma grande evolução.

Talvez depois de alguns anos a Nintendo poderia até mesmo lançar alguns acessórios opcionais para melhorar o Virtual Boy, talvez até uma versão colorida. Mas não deu tempo, ele não ficou nem sequer um ano no mercado.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mario Clash (Virtual Boy) Empty Re: Mario Clash (Virtual Boy)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos