The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC)

2 participantes

Ir para baixo

[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC) Empty [Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC)

Mensagem por Alexandre Sáb Mar 19, 2016 5:10 pm

[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC) 24.02

Plataformas: Playstation 4, Xbox One e PC (Apenas por download)
Produtora:Bloober Team
Lançamento:Fevereiro de 2016
Tema:Terror psicológico/Aventura
Otimização: Muito Boa

Mesmo com gráficos maravilhosos, e uma trilha sonora assombrosa, Layers of Fear não escapa dos clichês dos jogos de terror atuais.


Você é um pintor que está passando por um grande problema em sua vida. Não há mais ninguém ao seu lado. Sua grande casa tem um lindo quarto de bebê, mas não há nenhuma criança para ser vista lá. Você sente que só lhe resta uma coisa a fazer: Terminar o quadro que começou. É assim que começa a história de Layers of Fear, um jogo de terror que fez muito barulho em seu lançamento, e foi criado por uma produtora que você talvez nunca ouviu falar: A Bloober Team.

Layers of Fear é o típico jogo de terror em primeira pessoa: Você tem vários cenários para explorar, e pode interagir com alguns objetos no caminho, seja para resolver algum puzzle, ou apenas para ganhar mais conhecimento sobre a história do seu personagem.

A princípio, parece não ter nenhuma novidade. Jogos de terror que seguem os moldes de Amnesia: The Dark Descent estão cada vez mais comuns, e a maioria acaba se tornando algo enjoativo e previsível. No entanto, há uma mecânica em Layers of Fear que torna tudo bem mais interessante: O controle da câmera. Logo nos primeiros minutos do jogo, você percebe que há "algo errado" quando você mexe o mouse (Ou o controle) para olhar ao redor. E é assim que o jogo vai te pregar a maior parte dos sustos.


[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC) 1866757_0


Imagine a seguinte situação: Você entra em uma sala, observa ao redor e vê que não tem nada para se fazer lá dentro. Você então resolve se virar para voltar, e de repente... A porta desapareceu. Seria um bug do game? Não, tudo foi planejado dessa forma. Cada vez que você olha ao redor, algo não está mais em seu lugar. Portas vão sumir e aparecer, caminhos vão se bloquear, e até mesmo os quadros nas paredes vão trocar de lugar. Em alguns momentos, você vai abrir uma porta e... Bem, não quero estragar a surpresa.

Não há nenhum "perigo sério" no game. Sim, por estarmos falando de jogos de terror, uma hora ou outra algum fantasma ou monstro vai aparecer na sua frente, no entanto, em nenhum momento eu recebi um Game Over na minha jornada. O máximo que pode acontecer é você ser nocauteado por uma dessas coisas e ter que voltar um trecho antes.

Layers of Fear trabalha muito bem na questão psicológica. Eu realmente tive medo de entrar em algumas salas em determinados momentos. O jogo até conseguiu me fazer pular de susto em alguns trechos que eu não estava esperando. Os puzzles também são bem bolados, e a maioria vai exigir um pouco de raciocínio para que você consiga prosseguir. Algumas respostas também são criativas.

No entanto, Layers of Fear caiu em dois quesitos que eu considero bem importantes em matéria de jogos de terror. E infelizmente, isso me custou um pouco da admiração pelo game.


[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC) CcfzNHJWoAAeffm


O primeiro quesito é a longevidade. Infelizmente eu fui capaz de terminar Layers of Fear em duas horas. Isso me deixou realmente triste, porque não é nenhuma novidade darmos de cara com ótimos títulos independentes, que conseguem prender a nossa atenção, mas que não passam de uma ou duas horas de gameplay. O jogo é tão curto que dá pra terminar em uma única jogatina.

E o segundo quesito é a história. Cá entre nós, a coisa mais fácil de se encontrar hoje em dia é um game de terror que possui uma história confusa, e que termina com pouca, ou nenhuma explicação do que aconteceu. As produtoras geralmente fazem isso para que os jogadores comecem a criar "teorias" e "ideias" sobre o que realmente aconteceu com o personagem. Isso até que funciona, mas já cansou. Me mostrem um game de terror que tenha um enredo 100% explicado, e eu vou ficar surpreso. A mecânica de contar o passado do protagonista através de cartas, bilhetes e flashbacks também já está extremamente batida.

Enfim, Layers of Fear é um bom jogo de terror que falhou em alguns aspectos básicos para que o game seja memorável. Detalhe que há um total de três finais para serem conseguidos, o que eu particularmente chamei de "Neutro", "Ruim" e "Bom", mas cada um deles tem seu próprio sentido, então cabe a você decidir. Mas aparentemente o final "Neutro" é o único que você pode conseguir na primeira jogatina.


Prós: Gráficos excelentes, trilha sonora magnífica, clima de terror bem executado.

Contras: Jogo extremamente curto, mecânica de enredo ultrapassada, e há um pequeno defeito onde salvar o jogo após conseguir o item-chave e reiniciá-lo te manda automaticamente para o início do próximo capítulo mesmo se você não voltar para o estúdio.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC) Empty Re: [Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC)

Mensagem por infernosword Dom Mar 20, 2016 2:15 am

Me diga uma coisa Alexandre: o jogo ficou com aquela sensação de que pode ter algumas mudanças ou foi mais pro "mais do mesmo"?
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC) Empty Re: [Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC)

Mensagem por Alexandre Seg Mar 21, 2016 2:04 am

infernosword escreveu:Me diga uma coisa Alexandre: o jogo ficou com aquela sensação de que pode ter algumas mudanças ou foi mais pro "mais do mesmo"?

Foi pro mais do mesmo, principalmente no quesito "bora contar uma história confusa pro povo criar teorias" e a jogabilidade em primeira pessoa para títulos de terror.

No entanto ele caprichou bastante nos cenários, na trilha sonora e em algumas mecânicas de jogabilidade, o que de certa forma deu pra descontar um pouco.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7720
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC) Empty Re: [Análise] Layers of Fear (PS4/ONE/PC)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos