The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

5 participantes

Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Alexandre Ter Jul 30, 2013 12:46 pm

Se me perguntassem: "Alexandre, pra você qual o melhor jogo de todos os tempos?" eu provavelmente não saberia responder tão cedo.

Mas, após pensar por algum tempo, acho que minha resposta seria: "Super Mario Bros."

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Super-Mario

Os motivos dessa minha escolha são vários, mas o pricipal é que esse game praticamente salvou a história dos vídeo-games. Super Mario Bros. foi o responsável pela explosão dos plataforma 2D, ajudou o NES a decolar nas vendas, fez do Mario um fenômeno mundial até hoje, enfim...

Agora, vamos ver... Se você perguntasse para um gamer mais velho qual o melhor jogo de todos os tempos na opinião dele, provavelmente seria algo do tipo:

- Super Mario Bros.
- Super Mario World
- Chrono Trigger
- The Legend of Zelda: A Link to the Past
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time
- Super Mario 64
- Final Fantasy (Algum deles)

Agora, se você pergunta para um gamer mais novo, que passou a jogar a algum tempo atrás, é provável que ele responda:

- God of War
- Halo
- The Last of Us
- Bioshock Infinite
- Batman
- GTA

Se acham que estou exagerando, pesquisem um pouco.

O que eu quero dizer com isso?

Eu sempre acreditei que, para um jogo entrar para o hall dos mais importantes de todos os tempos, ele precisava fazer algo revolucionário. Como eu disse antes, Super Mario Bros. salvou os vídeo-games da extinção. Quando ele passou a acompanhar o Nintendo NES, as vendas do console decolaram, e todo mundo viu que games podiam ser muito divertidos.

Chrono Trigger no SNES foi talvez o primeiro RPG que trouxe uma história tão complexa, nunca vista antes. O enredo podia ser totalmente alterado pelo jogador, o que era algo inacreditável pra época. Super Mario World virou febre, e praticamente todo mundo que se interessa por jogos já jogou.

Mas hoje em dia, isso parece estar mudando. Está cada vez mais fácil um jogo entrar para essa lista. Vemos títulos recém-lançados, que vendem bem e tal, já sendo considerados "O melhor jogo de todos os tempos". Eu não sei, é como se... Bastasse um jogo trazer belos gráficos, e enredo bem feito que ele já está automaticamente na lista. Não precisa mais revolucionar em nada.

Afinal, como um jogo pode ser considerado o "Best Game Ever", se meses depois sai um novo que o deixa quase que totalmente ofuscado? Super Mario Bros. é lembrado até hoje, quase 30 anos depois.

Na minha opinião, jogos recém-lançados podem sim serem considerados "O melhor do console", mas só o tempo vai dizer o quão bom eles foram.

O que vocês acham?

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado NzcfSSW
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Willi Ter Jul 30, 2013 2:10 pm

Eu acho que não é possível dizer qual é "o" melhor jogo de todos os tempos. É possível sim dizer quais os melhores jogos mas não de forma enumerada, apenas listá-los. Isso porque varia muito do ponto de vista de cada jogador. Jogadores que prezam a simplicidade amam hoje e amarão pra sempre um bom Mario de 8-16 bits. Jogadores que prezam a boa história podem idolatrar tanto Chrono Trigger quanto BioShock, que são de gerações diferentes. Enfim. Dentro dessa coisa de escolher os melhores jogos, existem apenas dois critérios que definitivamente não são aceitáveis. O primeiro é o preconceito. O cara que vai dizer que SMB é ruim porque é antigo, não merece nosso respeito e muito menos que sua opinião seja ouvida. Se fosse assim, então a cada geração teríamos jogos melhores, pois superariam os anteriores. Mas não é assim que funciona, cada jogo deve ser avaliado de acordo com tudo o que ele oferece dentro da época em que ele está. Vejam que, Super Mario World e Batman Arkham City possuem um mapa do mesmo tamanho. Para a geração que cada um está, ambos são jogos imensos. O Batman claro é um jogo mais avançado e tem um mapa maior, mas em comparação com o Mario, cada um na época que foi lançado, ambos tem mapas do mesmo tamanho. "Ah mas o Batman dá pra entrar nos prédios e tem coletáveis e tem o escambau a quatro". Sim, isso é ótimo, mas uma porrada de jogos hoje em dia oferece isso, e nos 16 bits, quantos ofereciam um mapa que nem o do Mario World? Aí concluímos que o mapa do Mario é maior e o game do Bigode merece mais mérito por seu mapa do que o game do Morcego. Mas se fosse por isso, todos os jogos antigos seriam sempre os melhores, pois faziam mais com menos, já que hoje fazer mais é fácil, pois se tem mais para fazer mais. Aí também não vale, pois os antigos com sua tecnologia nos proporcionavam experiências imensas, e os atuais com sua tecnologia conseguem oferecem experiências tão imersivas quanto. Entendem o que eu quero dizer? É o choque de eras, o que cada um fez na era em que foi lançado. Mas não dá pra ser preconceituoso e idolatrar uma era só, e menosprezar a outra. Uma coisa é ser retrogamer, ou xbox/wii/pc/ps3gamer, mas respeitar as gerações passadas. Outra coisa é só jogar uma era e ser fanboyzinho dela e fazer birrinha que não joga a outra nem por decreto e não sei o quê.

O segundo fator não aceitável na hora de julgar um game como "best game ever" é atribuir ao game um título como esse baseando-se numa única característica insignificante do jogo. Como os caras que dizem que Far Cry 3 ou BF3 são os melhores jogos da história por causa do gráfico. Gráfico não faz o jogo, só enfeita, bem como trilha sonora. Bem como enredo. Bem como todo o resto. Vale julgar um game como melhor de todos os tempos baseando-se no "conjunto da obra", no que todos os elementos do game fazem juntos. Nada contra os fanáticos por FPS, mas geralmente são os viciados nesse gênero que idolatram games baseando-se nas causas mais pífias e bestas.

Não tem como dizer qual é o melhor game de todos os tempos. Devil May Cry 4, por exemplo, é um dos meus jogos favoritos, mas ele só fez bonito com o que já existia, não trouxe nenhuma inovação ou algo realmente fora do comum como Zelda Ocarina, Chrono ou Mario fizeram. Ele é um dos melhores pra mim, mas não pode ser considerado um dos melhores de todos os tempos. Tem gente que não sabe fazer esta análise, a pessoa gosta do jogo e simplesmente aplica para os outros que todo mundo tem que gostar, sem observar se o game trás aspectos suficientes para que lhe seja atribuído tal título.

Se quebrarmos a cabeça um pouco a gente monta uma lista (sem numeração, claro), mas ela nunca estará completa na opinião de todos. Talvez de todos do fórum sim, cada um vai dando suas opiniões e vamos montando algo, já que todos aqui mais ou menos sabem raciocinar. Mas pra um visitante por exemplo, vai faltar um ou outro título. Varia do gosto de cada um, mas não dá pra deixar o emocional que você tem com aquele título passar por cima da razão na hora de julgá-lo.


Última edição por Willi em Ter Jul 30, 2013 5:25 pm, editado 1 vez(es)

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Eder Ter Jul 30, 2013 2:19 pm

Questão de opinião é complicado. Uma pessoa pode considerar um jogo o melhor de todos os tempos, jogar outro e achar este melhor que o anterior.
Então, concordo com o Willi: é impossível dizer qual o melhor jogo de todos os tempos.

P.S.: Por que o Wii não foi incluído na lista "xbox/pc/ps3gamer"? xD
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por infernosword Ter Jul 30, 2013 2:48 pm

Faço das palavras do Willi as minhas.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Willi Ter Jul 30, 2013 5:24 pm

Eder escreveu:Questão de opinião é complicado. Uma pessoa pode considerar um jogo o melhor de todos os tempos, jogar outro e achar este melhor que o anterior.
Então, concordo com o Willi: é impossível dizer qual o melhor jogo de todos os tempos.

P.S.: Por que o Wii não foi incluído na lista "xbox/pc/ps3gamer"? xD
Perdão Eder! Pensei nesses jogos mais sérios e pesados quando falei, não tinha em mente os do Wii que são mais leves (estilo SNES) e com menos jeitão de cinema.

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Alexandre Ter Jul 30, 2013 7:57 pm

Li cada palavra que o Willi escreveu, e concordo com tudo.

A questão do Wii é um pouco mais complicada. O pessoal critica os games pelos gráficos e tal, mas acho que o principal motivo são os games voltados a um público mais casual/retro.

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado NzcfSSW
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por infernosword Ter Jul 30, 2013 8:23 pm

Estava prestes a sugerir que fizessemos uma lista dos 10 melhores, mas eu percebi que não consigo nem concordar comigo mesmo.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Willi Ter Jul 30, 2013 9:49 pm

Verdade cara, nem eu!

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Eder Qua Jul 31, 2013 8:12 am

Eu sei, só estava brincando (em relação ao Wii) xD
E, realmente, é difícil fazer uma lista com os 10 melhores.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Link-Hylian Qui Ago 22, 2013 1:29 pm

O problema é que na época as coisas eram novidades. E por isso tinham toda aquela mágica. Mario foi um side-scroller revolucionário, foi uma coisa nova, foi o primeiro. Hoje em dia ainda vemos jogos assim, mas já estamos saturados disso, por isso o Mario é lembrado, pois foi o primeiro. Chrono Trigger foi um dos primeiros a ter enredo "moldável", por isso é lembrado, também temos jogos assim hoje, como o The Walking Dead por exemplo, mas isso não é algo novo, por isso não é tão lembrado. Bom, resumindo o que quero dizer é que, os jogos de antes só são considerados os melhores, pois foram os primeiros a ter... o que eles tinham! Entendem? É como se tudo que pudesse ser feito nos video-games já tivesse sido feito, e nada fosse novidade. Mas uma vez ou outra vem algo novo. A Nintendo trouxe o Wii, era algo novo. Quer outro exemplo? Minecraft, era um jogo meio que revolucionário, que não tinha nada do tipo antes, ele trouxe um novo tipo de jogo e foi um sucesso. Não estou querendo dizer que os jogos de hoje são melhores que os antigos, e nem que são piores (alguns até são) porém não são mais os primeiros de seus gêneros, algo assim já existia antes, e os que já existiam são lembrados.
Quando alguém faz uma coisa grandiosa, outras pessoas vão lá e fazem essa tal coisa também, as vezes até aperfeiçoam, mas sempre o primeiro a fazer será mais lembrado. O mesmo é com os jogos. É esse o meu ponto de vista.
Link-Hylian
Link-Hylian
Rank 48 - Sonic Adventure
Rank 48 - Sonic Adventure

Mensagens : 3001
Data de inscrição : 23/05/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por infernosword Qui Ago 22, 2013 2:04 pm

É verdade LH, mas não necessariamente o primeiro será sempre lembrado (ou bom). Alguém aí joga (ou conhece) Dune II ou Stronkers? Não, mas provavelmente já jogaram seu estilo e sabem enumerar diversos títulos dele.
O resto é bem verdade (sobre a inovação). O Angry Birds não foi o primeiro jogo de "tiro ao alvo", mas foi o que, na realidade mobile, fez o gênero, por que usou os recursos da forma mais eficaz e criativa.
A única coisa que eu não concordo, apesar de já ter achado o mesmo, é o fato de que os jogos bons parecem estar se esgotando. Na verdade é a quantidade que aumentou e a acessibilidade, mas os jogos vão ser feitos cada vez mais.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

"O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado Empty Re: "O Melhor Jogo de Todos os Tempos" e como esse termo perdeu o significado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos