The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise do Cenário Gamer atual

2 participantes

Ir para baixo

Análise do Cenário Gamer atual Empty Análise do Cenário Gamer atual

Mensagem por Alexandre Ter Set 13, 2022 11:13 pm

Análise do Cenário Gamer atual 1621083005_1_xlarge
(Isso é um Gamestation, pra quem não sabe... kkkk).

Estamos em 2022, e eu resolvi fazer esse tópico porque me bateu uma saudade de quando fazia textão sobre assuntos aleatórios aqui na TTA. E eu já queria falar sobre isso faz algum tempinho.

A Sony e a Microsoft lançaram seus novos consoles em 2020. O Playstation 5 e o Xbox Series X/S respectivamente. Só que quem vem esmagando a concorrência nas vendas é a Nintendo, com o Switch.

Até o momento, o Switch vendeu 112 milhões de unidades, contra 22 milhões do PS5 e 16 milhões do XS. Claro que temos que levar em conta que o Switch está no mercado há muito mais tempo, desde 2017. Mas mesmo assim, as vendas dos consoles next-gen ainda não emplacaram. Eu acredito que tem dois motivos para isso: Primeiro porque eles ainda não tem exclusivos de peso, e segundo porque estamos passando por uma crise de fornecimento de chips. Dizem que quanto mais estoque a Sony e a Microsoft enviam, mais eles vendem. Ou seja, falta de interesse por parte do público parece não haver.

Hoje tivemos dois eventos: Uma Nintendo Direct, e uma State of Play. E parece que amanhã a Microsoft tem algumas coisas para anunciar. Me pareceu que a Direct da Nintendo teve mais público e mais repercussão, o que é normal, pois mostraram o The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, que está sendo hypado faz tempo. Fora que a conferência da Sony mostrou pouca coisa, talvez o Tekken 8 e o novo jogo da Team Ninja se destacaram.

Esses eventos mostram que a guerra dos consoles continua ativa. Eu cheguei a suspeitar que a Sony marcou esse State of Play só pra tentar tirar um pouco dos holofotes da concorrente. Mas acho que não, talvez foi só uma coincidência.

Na minha opinião, a nova geração ainda vai levar mais ou menos um ano para emplacar. Tudo bem que a Microsoft já mudou o foco para o Xbox Series, e a Sony teria o God of War Ragnarok como "despedida" da oitava geração. Só que eu acho que vamos levar um ano mais ou menos, ainda temos que resolver o problema da falta de estoque e da falta de atrativos.

Como eu disse, atualmente a Nintendo está dominando o mercado. Splatoon 3 vendeu quase 4 milhões em três dias só no Japão. 4 milhões é mais do que muito jogo vende em toda a vida. Alguém duvida do poder da Big N? Depois do fracasso do Wii U, eles realmente acertaram com o Switch. Isso fez com que muitos fãs da Nintendo saíssem do "esconderijo" em certos fóruns. Quando o PS4 destruiu o Wii U eles ficavam mais "quietos", mas hoje basta a Nintendo anunciar algo que eles já dominam os comentários. Eles chegam até a ir em tópicos relacionados à Playstation ou Xbox e "desviam" a conversa até chegar no Switch Normal, na época do PS4 eram os fãs da Sony que faziam isso.

As comunidades tem seu lado positivo e negativo. Negativo porque muitas vezes acabam irritando uns aos outros com comentários ruins sobre os concorrentes. E positivos porque fez o hábito de jogar videogame perder alguns preconceitos. Hoje não dá mais pra falar que jogar é coisa de criança. Tanto é que o jogo mais vendido de todos os tempos, o GTA V, é um game para o público adulto. Talvez aqui no Brasil ainda tenha isso devido à péssima forma da mídia, principalmente a TV, abordar o tema.

Mas se no mundo todo está faltando videogame para o pessoal comprar, aqui no Brasil está faltando dinheiro para a gente comprar videogame.

O console mais barato da atualidade é o Xbox Series S, que pode ser conseguido por mais ou menos 2.500 Reais em algumas lojas. O Playstation 5 está um absurdo, e o Switch continua na sua, sendo um console um pouco mais acessível, mas que não tem o potencial dos seus amigos da nona geração.

Eu, como PC Gamer também tenho meus problemas. Componentes de PC costumam ser bem caros, e acredite, até mesmo jogos que são vendidos digitalmente na Steam podem custar muito caro. Não é difícil procurar por um jogo famoso e dar de cara com um preço acima de 200 Reais. Isso pra um jogo que é vendido por download, imagina só.

O futuro dos games parece bom pra mim. Problemas sempre vamos ter. Ou são os altos preços, ou as comunidades se tornam tóxicas, ou anunciam jogo e adiam por meses ou anos... Mas quando a nova geração puder mostrar todo o seu potencial, não só nos gráficos, mas também na jogabilidade, vamos presenciar coisas incríveis.

Espero que o tópico tenha ficado bom. Eu comecei falando de uma coisa, depois fui digitando tudo que me veio na cabeça.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do Cenário Gamer atual Empty Re: Análise do Cenário Gamer atual

Mensagem por Willi Qua Set 14, 2022 11:38 am

Concordo sobre o futuro. Coisas muito boas virão.

Eu simplesmente não quero ter que voltar para emuladores. Enchi o saco de ficar girando pelas mesmas 20 roms a vida inteira. Aquela conversa de "descobrir seu novo jogo favorito na biblioteca do console antigo" não cola. Hoje em dia temos muitos jogos ótimos à disposição, melhores e mais gostosos de jogar do que os de antigamente.

Fiz a experiência de voltar para o PS3 depois que eu já tinha iniciado no PS4 e... não foi legal. Isso considerando que é apenas uma geração de diferença.

Talvez não tenhamos mais um salto gráfico significativo, como foi a cada troca de geração até chegar no PS3. Mas já dá para perceber, por exemplo, que a iluminação do Stellar Blade é muito superior ao que se tem nos jogos mais bonitos da geração do PS4. Então alguns melhoramentos sempre vão acontecer, a gente vai acostumando sem perceber, e aí quero ver a pessoa jogar game de 2013 e dizer que não sentiu o salto gráfico.

Quanto ao gameplay, penso que seria interessante vermos uma guinada nas coisas. A fórmula de mundo aberto dos Assassin's Creed de 2010 já deu uma cansada. Torço para termos mais jogos lineares, ou então mundos abertos menores e com mais coisas interessantes para fazer, sem tanto foco em coletáveis e waypoints.

Hoje as coisas estão estranhas porque os novos consoles não têm um portfólio de jogos que os justifiquem, isso aliado ao preço caríssimo e os grandes lançamentos serem remakes. Talvez essa geração tenha nascido muito precoce. Mas ela ainda vai deslanchar, e torço para que seja tão marcante quanto a oitava, ou tão revolucionária como foi a sétima.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do Cenário Gamer atual Empty Re: Análise do Cenário Gamer atual

Mensagem por Alexandre Qua Set 14, 2022 3:19 pm

Willi escreveu:Talvez não tenhamos mais um salto gráfico significativo, como foi a cada troca de geração até chegar no PS3. Mas já dá para perceber, por exemplo, que a iluminação do Stellar Blade é muito superior ao que se tem nos jogos mais bonitos da geração do PS4. Então alguns melhoramentos sempre vão acontecer, a gente vai acostumando sem perceber, e aí quero ver a pessoa jogar game de 2013 e dizer que não sentiu o salto gráfico..

Aconteceu comigo.

Eu lembro que rasguei elogios para os gráficos do Dead Space quando joguei pela primeira vez. Daí esses anos atrás eu peguei pra jogar de novo, e percebi que, embora ainda seja bonito, os visuais estão um tanto quanto ultrapassados. Alan Wake é a mesma coisa, em 2012 eu achava uma obra de arte, mas hoje a gente já percebe que existem inúmeros jogos mais bonitos hoje em dia. E estamos falando de jogos do Xbox 360.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do Cenário Gamer atual Empty Re: Análise do Cenário Gamer atual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos