The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que dublagens são tão criticadas?

5 participantes

Ir para baixo

Por que dublagens são tão criticadas? Empty Por que dublagens são tão criticadas?

Mensagem por Alexandre Ter Jan 20, 2015 11:19 pm

Vivemos no Brasil, um país cujo idioma oficial continua sendo o Português, embora boa parte do pessoal das redes sociais adere ao inglês por algum motivo. Eu acho que vou falar sobre isso em outro tópico, no futuro.

Enfim, eu confesso: Gosto muito mais de assistir seriados americanos de humor dublados em português. O motivo é simples: Rio muito mais de uma piada quando a ouço do que quando a leio. Esses dias atrás tentei assistir The Big Bang Theory no canal Warner mas não consegui. Ler as piadas na parte de baixo da tela não é tão engraçado quanto ouvi-las no SBT.

Só que não é assim que boa parte da internet pensa. Basta você entrar numa rede social, como o Twitter por exemplo, e vai ver comentários do tipo: "The Big Bang Theory no SBT é dublado, que nojo!" ou "Quem nasceu pra Dois Homens e Meio nunca vai ser Two and a Half Men". Eu já cheguei a ver no Youtube um comentário marcado como spam em um vídeo de The Big Bang Theory dublado só porque o cara tava dizendo que gostava da dublagem.

Claro, há exceções: Eu nunca vi ninguém reclamando da dublagem do Chaves, mesmo tendo uma quantia considerável de erros na tradução (Procurem no Youtube: "As 10 frases mais sem nexo do Chaves"). Na minha opinião, o pessoal "perdoa" a dublagem do Chaves porque cresceu com ela. Do contrário, seria tão crucificada quanto as outras.

O mesmo vale para vídeo-games. Como o mercado brasileiro está crescendo, a dublagem começou a ganhar força nos games. E, da mesma forma como o pessoal critica as dublagens brasileiras em filmes, também estão fazendo com os jogos. Talvez em menor escala, mas sim, eu já vi uma boa galera dizendo que prefere os jogos com áudio original.

Na minha opinião, há dois motivos para isso ocorrer:

- O primeiro seria o fato da pessoa realmente gostar de ouvir a verdadeira voz de um ator ou atriz.

- E a segunda, na minha opinião a mais coerente, é a de status: Uma pessoa que surge na internet dizendo que só assiste filmes, séries e joga games em inglês talvez pense que vai ficar com cara de superior por cima de alguém que precise recorrer a dublagem.

Quanto a mim... Continuo assistindo séries e filmes dublados. Quanto aos games... Bem, no caso do South Park The Stick of Truth, várias piadas se perderam nas legendas, enquanto que no Pac-Man and the Ghostly Adventures estavam simplesmente horríveis. Em casos como Metal Gear Rising estavam boas, embora dava pra notar alguns probleminhas de adaptação.

Em matéria de dublagem, todos que joguei até hoje estavam aceitáveis. Acho que o destaque fica para o primeiro Max Payne. Mas enfim, eu não faço questão de dublagem ou legenda em jogos, já que me acostumei a jogar em inglês.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que dublagens são tão criticadas? Empty Re: Por que dublagens são tão criticadas?

Mensagem por Gustavo Qua Jan 21, 2015 12:10 am

Eu tenho preferência por assistir filmes e séries na sua linguagem original, mas se tiver que assistir dublado não tem problema, com certeza o meu motivo é o primeiro, já no caso de desenhos e jogos dou preferência ao dublado (apesar de que várias vezes eles cometem erros absurdos na dublagem, alguns que chegam até a afetar a história da obra, um exemplo é Yu-Gi-Oh!, que eu assisti completo em japonês legendado, sei de alguns erros que afetam a história).

E apesar de ser bastante criticada, a dublagem brasileira é uma das melhores do mundo;

Um exemplo, esse video da frase "É mais de 8000" do DBZ em diferentes versões, percebam que em algumas delas o dublador simplesmente lê a dublagem sem nenhuma emoção, em algumas dá até pra ouvir o áudio original por baixo.



A galera aqui reclama de barriga cheia, como eu disse, a dublagem brasileira é uma das melhores do mundo, principalmente hoje em dia.

PS: Já que vc citou o The Big Bang Theory, vou falar sobre ele, esse um dos pouquíssimos casos em que eu tenho que concordar totalmente com o pessoal que critíca, na minha opinião a dublagem é realmente um LIXO, mas na maioria das vezes elas são boas/ótimas.


Última edição por Gustavo em Qua Jan 21, 2015 1:13 am, editado 1 vez(es)
Gustavo
Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Mensagens : 3735
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 28
Localização : Fortaleza/CE

http://games-in-torrent.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que dublagens são tão criticadas? Empty Re: Por que dublagens são tão criticadas?

Mensagem por Filme Sentimental Qua Jan 21, 2015 12:39 am

Alguém que generaliza tudo, dizendo coisas como "ver dublado não presta", perde qualquer tipo de credibilidade para tocar no assunto. Há tanto dublagens boas quanto ruins, como a idéia que o Gustavo passou. E é até engraçado ver, por exemplo, o pessoal odiar assistir animês em português, aponto trabalho mal feito, quando no original pode chegar a ser pior... (Nas dublagens japonesas, maior parte dos personagens, principalmente femininas, são dublados por astros pops presentes na mídia, independente de saber dublar/atuar bem ou não).
Filme Sentimental
Filme Sentimental
Rank 33 - Kirby Super Star
Rank 33 - Kirby Super Star

Mensagens : 2257
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 30
Localização : Maranguape - CE

https://www.uniaogamers.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que dublagens são tão criticadas? Empty Re: Por que dublagens são tão criticadas?

Mensagem por Vibastos Qua Jan 21, 2015 7:53 am

Hum, eu realmente prefiro ver filmes com o audio original, não me importo de ler a legenda, agora pra animações eu prefiro ver dublado.
Sobre os jogos, acho que é só comigo que acontece, mas parece que a dublagem fica muito baixa, tipo, baixa pra caramba!Daí se eu coloco a dublagem original o audio fica normal.

Ah, e eu tenho um problema muito forte com quem dubla criança, caralho, a voz é sempre igual, em todos os filmes, é aquela vozinha fininha e chata.
Vibastos
Vibastos
Rank 7 - Super Mario Bros 2
Rank 7 - Super Mario Bros 2

Mensagens : 997
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que dublagens são tão criticadas? Empty Re: Por que dublagens são tão criticadas?

Mensagem por Eder Qua Jan 21, 2015 10:43 am

Discussão interessante. Vi uma matéria sobre isso num programa da TV Cultura, o Metrópolis. Eu prefiro dublado, mas, não tenho problema em ver legendado (até porque, uns 95% dos animês que vejo são assim xD).
Ambas as escolhas possuem vantagens e desvantagens. No caso da dublagem, os erros, como já foi comentado, fora a má interpretação de alguns dubladores (não cheguei a ver, mas, segundo o pessoal, a dublagem de Blue Dragon, exibido no SBT, foi feita em Miami, não por profissionais, mas, por brasileiros que moram por lá, o que rendeu muitas críticas); para os legendados, pelo menos no meu caso, o problema é que o foco vai para o texto e alguns detalhes do que está em cena passam despercebidos.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Por que dublagens são tão criticadas? Empty Re: Por que dublagens são tão criticadas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos