The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desenhos HUE BR

3 participantes

Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Desenhos HUE BR

Mensagem por Alexandre Seg Set 21, 2015 2:10 pm

Desenhos HUE BR Fb400b6932c4ebf0fec8ef82408f8d6d


Os americanos tem os cartoons, que são a maior parte dos desenhos exibidos no Brasil. Os japoneses tem os animes, que são populares em todo o planeta, com uma cultura inacreditável. Mas e o Brasil? O que o nosso país é capaz de fazer? Não temos desenhos feitos por nós mesmos? Temos sim.

Eu resolvi pesquisar alguns desenhos animados feitos no Brasil. Fui atrás de assistir alguns e fazer uma breve análise de cada um deles. Vamos lá.





A maioria dos brasileiros já conhece a Turma da Mônica. Eles são praticamente a maior referência das histórias em quadrinhos, os famosos gibis que a gente compra em bancas de jornal. A história conta as aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, um grupo de crianças que vivem aprontando confusões e se divertindo.

Não tem muito o que falar do desenho. A animação é bem simples, lembrando desenhos feitos à mão, e a grande maioria dos episódios são adaptações dos gibis da editora Maurício de Souza. É bem fácil você assistir um episódio e lembrar de ter lido a história em quadrinhos.






Irmão do Jorel é um desenho mais novo, estreando na Cartoon Network ano passado. A animação conta a história de um menino que é apagado pela popularidade do seu irmão, e é conhecido apenas como "Irmão do Jorel".

É um desenho meio... Estranho. A família do Irmão do Jorel é formada por ele, sua mãe, seu pai, seus dois irmãos, suas duas avós, e... Uma espécie de polvo roxo falante que por algum motivo faz as tarefas de casa às vezes.

As aventuras são um tanto sem sentido, e vão desde um episódio onde o Irmão do Jorel precisa fazer uma espécie de "missão impossível" para conseguir uma figurinha que falta em seu álbum, até um onde todos da casa são atacados por piolhos mutantes que querem dominar o mundo.

Digamos que é uma espécie de desenho que segue o estilo "nonsense", onde as coisas não precisam fazer muito sentido, desde que tentem ser empolgantes ou no mínimo engraçadas.






"Brichos" conta a história de Tales, uma onça pintada macho e seus amigos que vivem na Vila dos Brichos, uma cidade habitada por animais. Entre eles estão Bandeira, um tamanduá, uma coruja inteligente, e Jairzinho... Eu não sei o que ele é ao certo.

O desenho, apesar de ser voltado para crianças, às vezes trata de temas mais adultos, como em um episódio onde os personagens (Exceto Tales e Bandeira) tentam ficar mais "atraentes" deixando de comer. Mesmo assim, tudo é tratado na base da comédia, e mesmo esses temas sérios conseguem descer bem leves. Outros episódios são bem mais descontraídos, como os personagens fazendo apostas, ou tentando esconder um segredo.

A animação é colorida e bonita, e a maioria dos episódios parece conseguir se manter interessantes pelos 8 minutos que duram.






Esse desenho pega as lendas urbanas conhecidas no Brasil, como lobisomens, vampiros, a famosa "loira do banheiro", entre outros e transformou em uma animação para crianças.

Historietas Assombradas é exibido na Cartoon e na TV Brasil, e segue a história de Pepe, um garoto monstro que tem um grupo de amigos e uma família, digamos... Estranhos.

Infelizmente, eu não me senti muito a fim de acompanhar esse desenho, mas pelo que pude ver, ele tenta fazer com que as coisas que dão medo em crianças não se pareçam tão assustadoras. A maioria dos episódios parecem mexer com um tema assustador em específico, enquanto Pepe e seus amigos precisam desfazer alguma besteira que causaram, ou simplesmente resolver algum "mistério".






Peixonauta é um desenho infantil que já foi muito exibido no SBT e na Cultura. A animação conta a história de um peixe astronauta e seus amigos da floresta enquanto resolvem mistérios relacionados ao meio-ambiente.

A principal proposta do desenho é educar e ensinar através das aventuras do Peixonauta. Para isso, existem vários momentos em que os personagens "interagem" com quem está assistindo. Enfim, acho que esse é mais voltado para crianças que estão começando a escola, ou coisa do tipo.






Esse clássico de Monteiro Lobato, que ganhou vários remakes, embora os mais recentes fugiram bastante da proposta, também surgiu em animação através do Cartoon Network.

A trama ainda conta a história de Dona Benta e seus netos, além da boneca Emília e do sabugo de milho Visconde. Só que ao contrário da Turma da Mônica, as histórias são originais, e mais curtas.




(Sem abertura, coloquei um curta no lugar)


Gui & Estopa eram, e ainda são eu acho, bem conhecidos com suas tirinhas. Gui e Estopa são dois cachorros que possuem os mesmos problemas das crianças comuns: Ter que fazer lição de casa, obedecer os pais, e seguir as tendências da moda. Na maior parte das vezes as coisas não saem muito como o planejado.

O desenho é composto por vários curtas e chegou a ganhar um filme, também composto por pequenas histórias.


Não sei se tem mais algum desenho brasileiro específico faltando nessa lista, mas esses foram os que consegui ver na TV.


Última edição por Alexandre em Seg Set 21, 2015 3:00 pm, editado 1 vez(es)
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Re: Desenhos HUE BR

Mensagem por Eder Seg Set 21, 2015 2:23 pm

Hoje estava assistindo uma reportagem sobre um curso de dublagem na PUC/PR e uma atriz estava dublando uma personagem desses Brichos. Também fiquei sabendo que a produtora é daqui de Curitiba Very Happy

Faltando na lista, tem os desenhos da finada MTV Brasil (Que Deus a Tenha), como os clássicos Mega Liga de VJs Paladinos, Fudêncio e Sua Turma e etc.
Também lembro de ter visto na Cultura o desenho do Peixonauta. Vou ver se encontro mais alguns.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Re: Desenhos HUE BR

Mensagem por Filme Sentimental Seg Set 21, 2015 2:25 pm

Dá pra citar também o "Sítio do Picapau Amarelo" que passa no CN e mais alguns canais.
Filme Sentimental
Filme Sentimental
Rank 33 - Kirby Super Star
Rank 33 - Kirby Super Star

Mensagens : 2257
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 30
Localização : Maranguape - CE

https://www.uniaogamers.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Re: Desenhos HUE BR

Mensagem por Alexandre Seg Set 21, 2015 3:00 pm

Coloquei mais 3 que eu tinha esquecido.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Re: Desenhos HUE BR

Mensagem por Eder Seg Set 21, 2015 3:44 pm

Aqui vão mais alguns, em ordem alfabética, da lista da Wikipédia:

A Mansão Maluca do Professor Ambrósio

Exibido na TV Rá-Tim-Bum

Anabel

Exibido na TV Rá-Tim-Bum e na TV Brasil. Lembro de ter visto alguns episódios na e-Paraná, retransmissora da TV Cultura/TV Brasil. Aparentemente, houve uma outra temporada em que a personagem vivia no passado.

Antunes e Bandeira

Animação da década de 80! Segundo comentários, foi exibido na Manchete.

As Aventuras de Gui e Estopa

Animação da mascote do site Ig. Foi ao ar pelo Cartoon Network e pela Cultura.

Carrapatos e catapultas

Exibido na Cultura/TV Brasil e no CN. Acho que vi um episódio disso também xD

De Onde Vem?

Foi classificado como desenho animado, apesar de eu só ter visto nos intervalos da Cultura.

Dogmons

Clone brasileiro de Digimon. Nunca tinha ouvido falar. Parece que apenas o primeiro episódio foi exibido e a série foi cancelada =/
Aparentemente, o criador de Dogmons também fez um tokusatsu (Power Rangers) e uma série com bonecos.

Escola para Cachorro

Exibido na Nicklodeon e na Cultura.

Escola de Princesinhas

Exibido na TV Rá-Tim-Bum e na Rede TV!

Fudêncio e seus Amigos

Mimimi, que infortúnio! Fudêncio não precisa de apresentações.

Gemini 8

Foi ao ar pelo Disney Channel do Brasil.

Jarau

Foi ao ar pela TV Brasil. Baseado numa lenda gaúcha. Foi difícil encontrar algum vídeo desse.

Kiara e os Luminitos

TV Rá-Tim-Bum

Megaliga MTV de VJs Paladinos

Mais um da MTV, com os apresentadores da emissora.

Meu Amigãozão

Discovery Kids e TV Brasil. Tal como "Escola para cachorro", foi co-produzida com o Canadá.

Midinho, o Pequeno Missionário

Exibido durante o "Show da Fé", programa religioso apresentado por R. R. Soares

Nilba e os Desastonautas

Exibido na TV Rá-Tim-Bum, Gloob e TV Cultura.

Mais tarde ou amanhã, posto o restante.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Re: Desenhos HUE BR

Mensagem por Alexandre Seg Set 21, 2015 3:57 pm

Caramba, eu não conhecia quase nenhum dessa lista do Eder! Cara, você realmente se esforça para deixar os tópicos completos. xD

Esse "De Onde Vem" eu não tinha 100% de certeza de que era brasileiro. E realmente, só passava em intervalos da Cultura, já que era muito curto.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Re: Desenhos HUE BR

Mensagem por Eder Ter Set 22, 2015 9:25 am

Alexandre escreveu:Caramba, eu não conhecia quase nenhum dessa lista do Eder! Cara, você realmente se esforça para deixar os tópicos completos. xD
Eu sou curioso, então acabo fazendo essas "pesquisas". É legal porque acabo descobrindo coisas que nem sabia que existiam. O tal Dogmons é um bom exemplo.
Agora, o restante da lista:

O Diário de Mika

Exibido no Disney Channel/Junior do Brasil. Também foi exibido em países da América Latina e países africanos que falam português.

O Papel das Histórias

TV Rá-Tim-Bum. Reconta fábulas, usando papel cartão nas animações, vindo daí o nome da série.

O Show da Luna

Dos mesmos produtores do Peixonauta. Curiosamente, esta animação fez sua estreia nos EUA, sendo exibida no Brasil alguns meses depois pelo Discovery Kids. Foi para a TV Brasil, também.

Os Caça Livros

TV Rá-Tim-Bum.

Os Carrinhos

TV Rá-Tim-Bum e Rede TV! Qualquer semelhança com um certo filme da Disney pode não ser uma coincidência xD

Os Reciclados

TV Rá-Tim-Bum.

Osmar, a Primeira Fatia de Pão de Forma

Gloob e TV Cultura. Com as vozes dos atores/comediantes Marcius Melhem e Leandro Hassum.

Pixcodelics

Cartoon Network.

P.E.C. Portugesitos Esporte Clube

TV Rá-Tim-Bum. Um ex-jogador recebe a missão de treinar um time de crianças, cada uma vindo de um território lusófono, incluindo Goa (na Índia) e Macau (na China).

Princesas do Mar

Co-produção com Espanha e Austrália. Exibido no Discovery Kids e na Cultura.

Quarto do Jobi

TV Rá-Tim-Bum.

Rockstar Ghost

Mais um desenho da MTV Brasil. Nasi, o caça-fantasmas xD

Sidney

TV Rá-Tim-Bum. Foi difícil encontrar algum vídeo no YouTube, já que o nome da série é bem comum. Tive que ir até o site da emissora para conseguir.

Simão e Bartolomeu

TV Rá-Tim-Bum (e, acho que já vi na Cultura, também). Do mesmo criador de Sidney.

Smilinguido e sua turma

Rede Boas Novas.

Tchibum TV

TV Rá-Tim-Bum (remake do Glub-Glub?! xD).

The Jorges

Mais um da MTV. Conheci por acaso, quando meu irmão comprou o DVD com alguns episódios numa livraria (afinal, a banda tem o mesmo nome que ele), mas não cheguei a assistir.

Traçando Arte

(Mais um da) TV Rá-Tim-Bum. Acho que também passou na Cultura.

Tromba Trem

Tv Brasil/Cultura e, mais tarde, Cartoon Network. Exibido na Inglaterra e em países latino-americanos.

Turminha da Graça

Intercalado com o Midinho, nos programas do R. R. Soares.

Zica e os Camaleões

TV Brasil/Cultura e Nicklodeon.

Zupt! com o Senninha

Discovery Kids.

Ainda devem ter mais desenhos que ficaram de fora da lista, como produções independentes, por exemplo. Esse último, do Senninha, só descobri por acaso, vendo a página da produtora (SuperToons), que também é responsável por "Tronquinho e Pão de Queijo" e a versão animada de "Carrossel" (ainda não exibidos).
Curioso ver que a grande maioria é da TV Rá-Tim-Bum, emissora por assinatura do mesmo grupo da TV Cultura.
Outro fato interessante dessa lista é que a única que parece (ou melhor, parecia) investir em animações para os públicos jovem e adulto era a MTV.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhos HUE BR Empty Re: Desenhos HUE BR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos