The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são?

4 participantes

Ir para baixo

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Empty Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são?

Mensagem por infernosword Ter Out 20, 2015 11:27 pm

Devido a discussão que rolou no tópico https://thetriforcealliance.forumeiros.com/t1506p270-topico-de-qualquer-coisa - página 19, resolvi fazer um texto abordando o assunto. Pra quem não acompanhou, estávamos discutindo sobre a performance dos jogos e os requisitos mínimos que as empresas sugeriam. A discussão correu para um lado técnico do desenvolvimento dos jogos, que eu acho que seja de interesse comum que seja explicada de uma forma mais compreensiva.

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Nocoes_tutorial_2_zpshx9s5wgp
Antes de mais nada, quero começar o tópico jogando uma bomba na dialética Console X PC: Talvez você ainda não saiba, mas os jogos eletrônicos, tanto para PC quanto para consoles, são feitos no PC. Aliás, o que é um console, senão um PC? E afinal de contas o que é um PC?

Se você já assistiu ao filme Jogo da Imitação, vai se lembrar que, por diversas vezes, os personagens do filme fazem referência a uma máquina programável e reprogramável, que, com a combinação correta de instruções, pode resolver qualquer problema. Um telefone, por exemplo, resolve um problema específico, que é a comunicação entre duas pessoas que se encontram em lugares diferentes. Uma lâmpada elétrica, resolve o problema da falta de luz de um local. O computador funciona de uma forma um pouco diferente.

Um computador é a máquina mais burra do planeta. Enquanto não for programado, o computador por si só não faz nada. Contudo, é uma máquina extremamente versátil. Por conta de sua habilidade de ser programado e reprogramado, o computador pode ser adaptado para solução de diversos problemas, inclusive os já supracitados comunicação e iluminação. O computador pode, portanto, ser programado e reprogramado, assim como as máquinas citadas no filme.

Eis que dessa habilidade de programação/reprogramação, alguém (cujas circunstâncias não nos importam agora) resolveu que seria hora de usar o computador para resolver um peculiar problema: a diversão humana. Dessa ideia, incontáveis avanços no que hoje chamamos de indústria dos games foram criados, até chegarmos nos consoles, ou videogames.

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Nocoes_tutorial_1_zpsddibwnrw
O ponto em que eu quero chegar é simples: os videogames são computadores que tiveram algumas utilidades reduzidas (ninguém precisa de uma impressora no seu console favorito, apesar de que até isso já foi tentado) e algumas utilidades melhoradas (a capacidade gráfica de um console é sempre um ponto importante, portanto, se leva muito em consideração o hardware gráfico de um videogame). Resumindo: reduz-se a versatilidade em prol da performance, da miniaturização e do custo. A esse procedimento damos o nome de otimização.

No próximo tópico falaremos mais sobre o assunto, principalmente de como os jogos são concebidos e como a programação dos mesmo afeta a performance e a jogabilidade de um jogo. Falaremos também de quais os fatores que mais atrapalham na hora de rodar um jogo e como a indústria faz para resolver tais problemas.



Última edição por infernosword em Sex Nov 27, 2015 6:47 pm, editado 3 vez(es)
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Empty Re: Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são?

Mensagem por Eder Qua Out 21, 2015 7:56 am

Bem interessante a ideia do tópico.
infernosword escreveu:Um computador é a máquina mais burra do planeta.
lol!
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Empty Re: Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são?

Mensagem por Willi Qua Out 21, 2015 11:48 am

Curti muito o conceito do tópico, Inf. Demais!

Num ponto avançado da discussão, talvez na parte 3 do tópico, vou querer entender por quê uma máquina que existe só pra jogar, na qual os jogos são "tão bem" otimizados, os executa em qualidade inferior aos PCs. Mas isso é discussão lá pra frente, quando os pontos de desenvolvimento já tiverem sido explanados por você.

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Empty Re: Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são?

Mensagem por infernosword Qua Out 21, 2015 7:18 pm

Isso aí galera! Meu intuito é descomplicar um pouco essas questões e quem sabe, melhorar os argumentos de quem for defender essa ou aquela plataforma. Mais uma coisa: o que vocês acharam do tamanho do texto? Eu tô tentando resumir ao máximo as informações, mas eu preciso de um feedback pra saber se tá ficando legal, ou tá muito grande.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Empty Re: Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são?

Mensagem por Alexandre Qua Out 21, 2015 11:08 pm

Eu acho que está de bom tamanho, talvez até um pouco pequeno comparado a outros textos da TTA.

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? NzcfSSW
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são? Empty Re: Noções sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos - Parte I - Por que as coisas são como são?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos