The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável"

2 participantes

Ir para baixo

[Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável" Empty [Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável"

Mensagem por Eder Qua Fev 22, 2017 5:16 pm

Depois de descobrir um continente, agora, temos planetas que orbitam uma estrela e que podem conter água em estado líquido (e, possivelmente, formas de vida):

A Nasa anunciou hoje que encontrou o primeiro sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra pela primeira vez na história. O sistema foi encontrado a cerca de 39 anos-luz de distância–uma distância relativamente pequena em termos cósmicos.
Dos sete planetas, três estão dentro de uma zona habitável, onde é possível ter água líquida e, consequentemente, vida. Os astros mais próximos do seu sol devem ser quentes demais para ter água líquida e os mais distantes devem ter oceanos congelados.
Os planetas orbitam uma estrela anã chamada Trappist-1, que é similar ao Sol e um pouco maior do que Júpiter. Segundo a agência espacial, os astros têm massas semelhantes à da Terra e são de composição rochosa. A expectativa da Nasa é que, na pior das hipóteses, ao menos um dos planetas tenha temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como acontece na Terra.
As observações preliminares indicam que um dos planetas pode ter oxigênio em sua atmosfera–o que possibilitaria a realização de atividades fotossintéticas por lá. Para que haja vida como concebida por nós, no entanto, é preciso a presença de outros elementos na atmosfera, como metano e ozônio.
Segundo o estudo, que foi publicado na revista Nature, há chances de os cientistas encontrarem vida nesses planetas. “Não é mais uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando'”, disse Thomas Zurbuchen, administrador da Direção de Missão Científica da Nasa, na coletiva que anunciou a descoberta.
Telescópios na Terra e o Hubble, um telescópio espacial, poderão analisar em detalhes as moléculas das atmosferas dos planetas. Nessa exploração, o Telescópio James Webb, que será lançado ao espaço em 2018, terá papel fundamental. Ele será equipado com luz infravermelha, ideal para analisar o tipo de luz que é emitida da estrela Trappist-1.
Quando o novo telescópio da European Space Organisation começar a funcionar, em 2024, será possível saber se há realmente água nesses planetas.
Mesmo que os pesquisadores não encontrem vida nesse sistema, ela pode se desenvolver lá. O estudo indica que a Trappist-1 é relativamente nova. “Essa estrela anã queima hidrogênio tão lentamente que vai viver por mais 10 trilhões de anos–que é sem dúvida tempo suficiente para a vida evoluir”, escreveu Ignas A. G. Snellen, do Observatório de Leiden, na Holanda, em um artigo opinativo que acompanha o estudo na revista Nature.
Apesar da similaridade entre a Terra e os planetas do sistema recém-descoberto, a estrela Trappist-1 é bem diferente de nosso Sol. A estrela tem apenas 1/12 da massa do nosso Sol. A sua temperatura também é bem menor. Em vez dos 10 mil graus Celsius que nosso Sol atinge, o Trappist-1 tem “apenas” 4.150 graus em sua superfície.
De acordo com o New York Times, a estrela também emite menos luz. Um reflexo disso seria uma superfície mais sombria. A claridade durante o dia, por lá, seria cerca de um centésimo da claridade na Terra durante o dia. Uma dúvida que paira sobre os cientistas é qual seria a cor emitida por pela Trappist-1. Essa cor pode variar de um vermelho profundo a tons mais puxados para o salmão.

Lucas Agrela, Marina Demartini, Victor Caputo/Exame.com
Código:
http://exame.abril.com.br/ciencia/nasa-descobre-sistema-solar-com-7-planetas-parecidos-com-a-terra/
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

[Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável" Empty Re: [Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável"

Mensagem por infernosword Qua Fev 22, 2017 6:17 pm

Cara, isso seria muito legal se fosse confirmado! Eu pessoalmente não acredito em alienígenas e vida próxima fora da Terra, mas é tudo tão imenso no universo que nada é certeza. E 39 anos luz é logo ali.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

[Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável" Empty Re: [Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável"

Mensagem por infernosword Qui Fev 23, 2017 10:56 am

Nossa, os caras fizeram um doodle na página inicial do Google por causa da descoberta. Parece que a descoberta é quente. Vamos ver quanto a presença de água líquida.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

[Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável" Empty Re: [Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável"

Mensagem por Eder Qui Fev 23, 2017 1:58 pm

Faz tempo que não vejo a página inicial do Google (bendita seja a barra de pesquisas do Firefox/Pale Moon xD).
O doodle ficou legalzinho!
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

[Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável" Empty Re: [Mundo Real] "ET. Telefone. Minha casa" NEWS: NASA descobre um novo sistema solar, com planetas na "zona habitável"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos