The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CDProjekt jest bardzo dobrym studio

2 participantes

Ir para baixo

CDProjekt jest bardzo dobrym studio Empty CDProjekt jest bardzo dobrym studio

Mensagem por infernosword Qua Mar 15, 2017 8:51 pm

Eu tenho me impressionado muito com esse estúdio polonês chamado CDProjekt.

Hoje é muito comum nós vermos a ascensão de vários estúdios indies, especialmente no ramo mobile, que explodem de popularidade por causa de um título que cai na graça dos players. Infelizmente, vemos também muitos desses mesmos estúdios desaparecerem com a mesma aparente facilidade. Percebemos, então, o quão impiedoso é o oceano das artes digitais, já que a onda que guia para a praia do sucesso é a mesma que afunda em direção ao fracasso abissal.

Creio que o segredo não está em atracar ou afundar, mas em saber navegar. E se tem algo que faz isso, com certeza é essa empresa. Eu a vejo como um exemplo a ser seguido. Um exemplo que soma a qualidade e a excelência de se fazer as coisas, digna dos estúdios das superpotências, à garra de se fazer muito com pouco, digna, essa sim, dos países do leste europeu.

O CDProjekt faz juz ao país em que se localiza. Assim como a atual Polônia, recusa-se a aceitar o destino imposto pelos proprietários do terceiro mundo e mostra que, mesmo sem a credibilidade plástica conferida por uma IGN ou algum youtuber idiota, é capaz de faturar um GOTY (ainda que eu ache que esse seja um feito minoritário diante da história da empresa).

A empresa, que começou explorando águas rasas com títulos minoritários e de qualidade, chegou ao mainstream com a série The Witcher e ao topo com The Witcher 3, um jogo baseado no folclore local, além de, claro, fazer um prognóstico de muita espectativa com seu novo Cyberpunk 2077, aguardado desde 2012. Trata-se da realização sem frescura, até porque uma coisa é fazer tecnologia na Califórnia e outra é fazer em um país arrasado por duas guerras e um regime totalitário. A empresa é o espelho da transformação cultural do país e o jogo (The Witcher 3) uma exaltação ao orgulho local. E sua loja virtual, o GOG.com, um tapa na cara dos corporativistas da Valve.

O que mais me inspira é que não se trata de uma mega corporação inalcançável, mas de uma pequena empresa de um país pobre que, apesar da situação, cria um ambiente de prosperidade e, por que não, de vitória. Algo que podemos replicar por aqui. É só prestarmos atenção.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

CDProjekt jest bardzo dobrym studio Empty Re: CDProjekt jest bardzo dobrym studio

Mensagem por Willi Seg Mar 20, 2017 10:49 am

Uou, não sabia que a CD Projekt era formada por uma "meia dúzia de gato pingado". Na verdade eu nunca soube muito à respeito da empresa, só que eles fazem The Witcher e são donos do GOG. E que arrebentaram a boca do balão com The Witcher 3. Pelo trabalho feito neste último, achei que fosse um estúdio milionário padrão Rockstar/EA. NUNCA imaginaria que eles teriam essa "pegada artesanal" aí.

Engraçada a minha história com The Witcher 3. Querer pedir reembolso pelo game após a primeira jogatina, e depois de não conseguir, retomar o jogo e me apaixonar por ele. Já concluí a história e quase tudo de secundário que há nele, mas esse game nunca perde a graça, ainda quero terminar as quests que faltam e comprar as DLCs para zerá-las também. Um bom jogo para as férias, pois pegar só nos fins de semana em época de aula é um desrespeito.

CD Projekt ganhou meu respeito com esse jogo. Numa época em que selecionamos o que vamos jogar levando em conta fatores como "estúdio" e "boa otimização", qualquer trabalho desta produtora tem prioridade na minha lista de desejos.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CDProjekt jest bardzo dobrym studio Empty Re: CDProjekt jest bardzo dobrym studio

Mensagem por infernosword Seg Mar 20, 2017 1:42 pm

Eu estou esperançoso com Cyberpunk. Como vou jogar ele, contudo, ainda é um mistério.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

CDProjekt jest bardzo dobrym studio Empty Re: CDProjekt jest bardzo dobrym studio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos