Documento TTA: Wii U
2 participantes
Página 1 de 1
Documento TTA: Wii U
Eu comecei a acompanhar notícias sobre games quando consegui acesso à internet, já que eu não comprava revistas de games, e a TV aberta... Bem, sem comentários.
Então, pode-se dizer que foi a partir da geração PS3/360/Wii que meu interesse em consoles aumentou bastante. Na época, por volta de 2007 ou 2008, o cenário era o seguinte: A Nintendo estava destruindo seus concorrentes com o Wii, que tinha se tornado o fenômeno da sétima geração. Mesmo com gráficos inferiores aos seus adversários, os sensores de movimento caíram no gosto do público, e sua biblioteca tem aqueles que são até hoje considerados alguns dos melhores jogos que a empresa já fez, como Super Mario Galaxy, Super Smash Bros. Brawl, e até mesmo o simples, porém divertidíssimo Wii Sports.
A geração acabou com a vitória do Wii, e o quase empate entre o Playstation 3 e o Xbox 360, o primeiro levando uma leve vantagem. Com isso, em 2011, ela anunciou o seu sucessor.
Assista o vídeo abaixo:
Eu lembro que quando vi esse trailer, fiquei até interessado no console. Ele tinha uma ideia legal, com um controle que parecia interagir com a TV a partir de uma tela. Isso não era muita novidade, mas ainda parecia divertido.
Daí, veio o ano de 2012. A Sony e a Microsoft já planejavam os sucessores do Playstation 3 e do Xbox 360. E a Nintendo já contava os dias para o lançamento do Wii U.
O que ocorreu quando a Big N lançou seu console, porém, foi algo que para alguns estava previsto, mas para outros, assim como eu, foi um choque: O lançamento do sucessor do poderoso Nintendo Wii foi um desastre! As vendas não decolavam. Os jogos pareciam não tirar proveito do console. Muitos chegaram a se enganar, pensando que o Wii U era na verdade um acessório para o Wii, ou uma revisão.
Entre 2012 e 2016, a Nintendo tentou. Tivemos jogos excelentes, como Super Mario 3D World, Super Smash Bros. for Wii U, Xenoblade Chronicles X, Splatoon, entre muitos outros. Não deu certo. Apesar de aclamados, esses títulos não conseguiram fazer com que muita gente se interessasse naquele vídeo-game que estava muito, mas muito longe de competir com o Playstation 4 e o Xbox One nas vendas.
Splatoon até virou uma febre, mas mesmo assim, em Junho de 2016, a empresa já deixou a mensagem: "Grab a Wii U while you can!" (Pegue um Wii U enquanto você pode) e não demorou muito para revelarem que já planejavam um novo console. E, como todos já sabem, o pobre Wii U foi substituído pelo Nintendo Switch no começo de 2017.
O Wii U teve um tempo de vida (2012 - 2017) bem curto para um vídeo-game. Geralmente, o ciclo de uma geração é de 6 a 7 anos, enquanto o console protagonista desse tópico mal chegou a 5 anos antes de ser substituído.
Mas na minha opinião, o que faltou para ele foi uma divulgação mais bem feita, um nome que não o comparasse com o Wii, e um apoio melhor das third parties e até mesmo da Nintendo. Seus poucos títulos que se destacam são muito bons, eu amo Super Mario 3D World e New Super Mario Bros./Luigi U.
Agora é torcer para que daqui a algum tempo a Nintendo anuncie o sucessor do Switch sem repetir o mesmo erro que os levou do céu (Wii) para o fundo do poço (Wii U).
12gb RAM DDR3
500 gb HDD
Windows 10 Pro
Galax Nvidia Geforce RTX 3050 EX 6gb
12gb RAM DDR3
500 gb HDD
Windows 10 Pro
Re: Documento TTA: Wii U
Repare quantas vezes a palavra "Switch" aparece nesse trailer do Wii U. Me parece que a Nintendo já queria fazer com o Wii U na época o que fez com o Switch anos depois. Apesar de ter "Wii" no nome, hoje esse console parece mais um beta do Switch do que qualquer outra coisa.
A Nintendo sempre se reinventa a cada geração, isso é um mérito que temos de reconhecer. O problema é que ela o faz de forma excêntrica e pouco amigável ao resto da indústria. Quer dizer, se já é quase impossível vermos third-parties fazendo uso do touchpad do DualShock 4, imagina adaptar todo o jogo para fazer um bom uso da tela do controle do Wii U?
Cito como exemplo o Watch Dogs 2, que recém joguei. Para trocar de música enquanto você anda de carro, precisa segurar o touch pad e mover o analógico direito para os lados ou para baixo. Não é prático e atrapalha todo o resto (direção do carro, controle de câmera e etc.). Seria muito mais fácil só deslizar para as direções no touchpad. Não acontece.
Outro exemplo foram as mídias do N64 e Cube, que tinham armazenamentos muito limitados em comparação à concorrência. Muitos jogos eram impossíveis de acontecer nos consoles da Nintendo pela falta de tamanho das mídias, e pouquíssimos foram os "milagres" tecnológicos como Resident Evil 2 no Nintendo 64.
Mas falando do Wii U em si, por um tempo eu tive um computador capaz de emulá-lo. E depois de jogar Mario 3D World, NSMB2 e DK Tropical Freeze, eu não sabia mais o que jogar. A biblioteca era muito reduzida e as opções eram pouco atrativas ou também estavam disponíveis para PlayStation e PC, aos quais eu tinha acesso.
No fim, acabou sendo mais um produto excêntrico da Nintendo, que por vezes concorreu com sua geração passada, por vezes com a sua própria, e que às vezes era uma maravilha tecnológica e às vezes um elefante branco. Mas no fim das contas, foi muito menos charmoso e desejável do que um N64 e Cube, que até hoje são tão cobiçados pelos colecionadores.
A Nintendo sempre se reinventa a cada geração, isso é um mérito que temos de reconhecer. O problema é que ela o faz de forma excêntrica e pouco amigável ao resto da indústria. Quer dizer, se já é quase impossível vermos third-parties fazendo uso do touchpad do DualShock 4, imagina adaptar todo o jogo para fazer um bom uso da tela do controle do Wii U?
Cito como exemplo o Watch Dogs 2, que recém joguei. Para trocar de música enquanto você anda de carro, precisa segurar o touch pad e mover o analógico direito para os lados ou para baixo. Não é prático e atrapalha todo o resto (direção do carro, controle de câmera e etc.). Seria muito mais fácil só deslizar para as direções no touchpad. Não acontece.
Outro exemplo foram as mídias do N64 e Cube, que tinham armazenamentos muito limitados em comparação à concorrência. Muitos jogos eram impossíveis de acontecer nos consoles da Nintendo pela falta de tamanho das mídias, e pouquíssimos foram os "milagres" tecnológicos como Resident Evil 2 no Nintendo 64.
Mas falando do Wii U em si, por um tempo eu tive um computador capaz de emulá-lo. E depois de jogar Mario 3D World, NSMB2 e DK Tropical Freeze, eu não sabia mais o que jogar. A biblioteca era muito reduzida e as opções eram pouco atrativas ou também estavam disponíveis para PlayStation e PC, aos quais eu tinha acesso.
No fim, acabou sendo mais um produto excêntrico da Nintendo, que por vezes concorreu com sua geração passada, por vezes com a sua própria, e que às vezes era uma maravilha tecnológica e às vezes um elefante branco. Mas no fim das contas, foi muito menos charmoso e desejável do que um N64 e Cube, que até hoje são tão cobiçados pelos colecionadores.
Willi- Rank 131 - Sonic Generations
Alexandre gosta desta mensagem
Willi escreveu:Repare quantas vezes a palavra "Switch" aparece nesse trailer do Wii U. Me parece que a Nintendo já queria fazer com o Wii U na época o que fez com o Switch anos depois. Apesar de ter "Wii" no nome, hoje esse console parece mais um beta do Switch do que qualquer outra coisa.
Repare também que praticamente todo o trailer só se falou do controle. A Nintendo parecia apostar muito em novas mecânicas de jogo depois de ter conseguido sucesso com o Wiimote. Eu lembro que o trailer do ZombiU mostrava interação entre o gamepad e a TV, e parecia funcionar muito bem. O jogo foi lançado, e logo acabou esquecido.
Acho que o Switch teve muito mais sorte. Está recebendo muito apoio das third-parties. Eu não entendo muito do assunto, mas acho que como a própria Nintendo não conseguiu suportar o Wii U muito bem, as outras produtoras acharam melhor ir para o PS4 e o XONE, que já estavam consolidados do que se aventurar em um console que não vendia. Daí foi só ladeira.
Outro ponto interessante é que quase todos os exclusivos do Wii U foram lançados no Switch como versões "definitivas". Então a Nintendo acabou recuperando de certa forma as vendas desses títulos. Isso fez muitos fãs do Wii U ficarem desapontados por aí.
12gb RAM DDR3
500 gb HDD
Windows 10 Pro
Galax Nvidia Geforce RTX 3050 EX 6gb
12gb RAM DDR3
500 gb HDD
Windows 10 Pro
Com certeza. O Switch hoje carrega uma boa biblioteca. Se eu tivesse um ou pudesse emular, tenho certeza de uns 10 games que jogaria, só de início.
E o Switch também foi um sucesso de vendas, o que in$entiva outras produtoras a querer ter seus jogos nele.
E o Switch também foi um sucesso de vendas, o que in$entiva outras produtoras a querer ter seus jogos nele.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos