The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu TOP Visual Novels

Ir para baixo

Meu TOP Visual Novels Empty Meu TOP Visual Novels

Mensagem por Alexandre Dom Jul 31, 2022 11:44 pm

Visual Novels são jogos onde você passa a maior parte do tempo com o ponto de vista de um protagonista ou vários, enquanto interage com outros personagens e acompanha uma história. Existem vários tipos, mas as que eu acho mais comuns são:

- Puras: São aquelas onde você não faz nada, apenas lê. Existem muitas dessas que foram lançadas nos consoles portáteis. Eu posso citar Higurashi no Naku Koro Ni que tem pra várias plataformas, como o Switch, e o PS Vita. Muitos acham que não devem ser considerados jogos, devido a falta de interação. Tem trocentas dessas lançadas no Japão.

- Estilo RPG: Nesse estilo, ainda predominam os textos e diálogos, mas você controla os personagens nos cenários. Um bom exemplo é Corpse Party de PSP, onde os personagens são vistos por cima e você pode até levar Game Over se topar com algum monstro ou armadilha. O engraçado é que da mesma forma que as Visual Novels "puras" não são consideradas jogos por muitos, essas misturadas com RPG não são consideradas Visual Novels em algumas ocasiões.

- Jogador Protagonista: Tem algumas VNs que permitem ao jogador escolher opções de diálogos e ação por parte do protagonista. Esse tipo de Visual Novel é bem conhecido por seguir um enredo que permite várias rotas e finais diferentes. Eu poderia citar Danganronpa, uma série que, embora infelizmente só tenha uma rota de enredo, te deixa dialogar com os personagens, interpretando o protagonista.

- Escape: É outro tipo comum de Visual Novel. Você segue um enredo, geralmente linear, e em determinados momentos ganha controle do personagem e precisa explorar cenários, coletando itens e desvendando segredos. Um ótimo exemplo é a série Zero Escape que talvez seja pioneira nesse estilo.


Eu passei a gostar desse tipo de jogo em 2014, quando fiquei totalmente viciado em Umineko no Naku Koro Ni. Essa VN me marcou muito, e até hoje eu tenho ótimas lembranças.

Então vamos começar por ela:

Meu TOP Visual Novels KrK9DZa

Umineko no Naku Koro Ni conta a história de uma família que morreu em circunstâncias misteriosas em uma ilha afastada da civilização. No "além", Ushiromiya Battler, o jovem protagonista, se recusa a acreditar que uma bruxa foi a responsável. A própria bruxa, Beatrice, o desafia para um jogo onde o dia da tragédia vai ficar se repetindo enquanto Battler precisa provar que as mortes não foram causadas por magia, e sim por atos humanos.

A história toda é dividida em 8 capítulos. Cada um desses capítulos dura entre 15 e 20 horas, o que é tempo pra caramba para um jogo. Mas no meu ponto de vista, isso se tornou um elemento muito importante para que essa VN marcasse minha vida gamer. Quando você passa tanto tempo acompanhando uma história, você se familiariza com os personagens.

Exemplo: Dragon Ball tem mais de 500 capítulos, certo? E com isso, passamos a conhecer os personagens e o mundo em que eles vivem de uma forma que eles crescem em nossos corações. Por isso tanta gente gosta. Imagina se todas as sagas acabassem em menos de 100 episódios? Não teríamos tempo de gostar tanto assim do Goku e da sua turma.

Por isso eu gostei tanto de Umineko. Levei o ano todo para ler, mas foi um ano em que Battler e sua família fizeram parte da minha vida.

Vamos para a próxima:


Meu TOP Visual Novels SetWidth800-chaoschild-screenshots-5

Chaos; Child foi uma grata surpresa para mim. Depois de ter uma relação de "Amor e Ódio" com o anime Chaos; Head (Veja Aqui), eu esperava uma experiência no máximo... Agradável. Mas o que eu recebi foi mais até do que eu poderia pedir.

A história é sobre o jovem Takuru Miyashiro, e seus amigos da escola. A região de Shibuya está em pânico por causa de misteriosos assassinatos que aparentemente são obra de um serial killer que está "imitando" um acidente que ocorreu anos atrás (Chaos; Head). A coisa começa a ficar complicada quanto Takuru fica obcecado por esse mistério, e aos poucos as tragédias começam a ocorrer com pessoas que ficam ao redor dele.

Chaos; Child tem uma duração de mais ou menos 50-70 Horas, e assim como Umineko, os personagens começam a te cativar durante esse tempo, e você mal pode esperar para seguir o enredo e descobrir o que vai acontecer a seguir. Algo que me agradou muito é que, bem isso pode ser um spoiler, mas os personagens revelam ter o poder de invocar espadas mágicas, porém eles quase não os utilizam. Tem uma personagem que revela ao Takuru que tem esse dom, mas ela nunca usa. Em nenhum momento das 50-70 horas.

Isso me agradou muito porque em Chaos;Head, isso quebrou toda a minha expectativa de acompanhar uma história de mistério. Chaos;Child é atualmente minha 2ª Visual Novel favorita, perdendo apenas para Umineko.



Meu TOP Visual Novels 2213805-cg06

Embora nunca tenha recebido uma versão traduzida para o Inglês, V.G. NEO está entre as VNs que mais me cativaram, e não, não foi por causa do conteúdo adulto. Eu explico. V.G. NEO teve uma adaptação em anime que, infelizmente, deixou as lutas de lado e apostou em cenas, digamos... Lamentáveis.

O pior que aconteceu foi que esse jogo dura mais ou menos 30 Horas, e eles fizeram uma adaptação em anime de uma hora e meia. Ou seja, cortaram 80% das cenas, e entre elas, lutas, conflitos, exploração do passado das personagens... Apagaram tudo isso pra focar em cenas adultas que são tão difíceis de ver, que eu baixei a versão do anime com cortes, deixando só as lutas e os rápidos diálogos.

A coisa mais absurda nessa transição aconteceu em uma cena que consiste do seguinte: Após as personagens Anna e Kei terminarem a luta, a protagonista Yuu chega no local e encontra Anna prestes a matar Kei, que está desmaiada. Yuu interrompe Anna e as duas saem correndo da arena e travam um duelo até quase a morte, quando são interrompidas por Tama (A cena acima).

No anime, na mesma cena, Yuu chega e vê Kei desmaiada. De repente, o narrador, Takigawa, chega por trás dela e diz: "É melhor irmos embora.". E ela vai com ele. Se isso não é pegar seu trabalho e fazer uma péssima adaptação, meus amigos, eu não sei o que é.

Enfim, V.G. NEO conta a história da lutadora Yuu Asuka, que trabalha com seu irmão Masaki em seu restaurante. O irmão dela é perseguido por uma organização criminosa por causa de uma dívida herdada de seus pais. Sem Masaki desconfiar, Yuu parte em um torneio de artes marciais chamado "Venus Games". Quem vencer ganhará 10 milhões de Ienes. Mas quem perder, sofrerá a pior das consequências.



Meu TOP Visual Novels RD-BCADXE-08

Watase trabalha no corpo de bombeiros. Ele é o líder de um trio formado por ele, a jovem Jun, de apenas 20 anos, e sua parceira, que na minha opinião demora demais pra admitir que gosta dele Kazami. Do outro lado, temos o adolescente Natsuhiko, que vive sozinho, sendo muitas vezes acordado pela sua amiga de escola, Mashiro.

Root Double: Before Crime / After Days XTEND Edition gira em torno de 9 personagens que ficam presos em um laboratório. Eles precisam sobreviver ao incêndio que consome o local, e a radiação que vai aumentando aos poucos. Os adultos do corpo de bombeiros precisam encontrar as crianças que estão presas naquele lugar, mas há um mistério: Elas não querem chegar perto de Watase e suas parceiras. Pra piorar a situação, Watase perdeu a memória e não se lembra de nada que ocorreu antes do incêndio.

É uma VN que tem uma jogabilidade bem peculiar, onde quando os personagens entram em conflito, você tem acesso à um diagrama onde decide quem tem a razão. Você pode aumentar a confiança em um personagem, e baixar a de outro. Parece confuso. E é.

Root Double me divertiu muito quando a joguei pela primeira vez, mas infelizmente não conseguiu me marcar tanto quanto Umineko ou Chaos; Child. Mesmo assim, eu acho que vale a pena mencionar que é bem longa, tem personagens carismáticos (nem todos) e existem rotas alternativas de acordo com qual personagem você dá mais confiança, o que é bem legal.



Meu TOP Visual Novels PREVIEW_SCREENSHOT2_170733

Focada em comédia, Nekopara é um caso raro para mim: Eu não gosto de VNs desse tipo, mas essa me fez rir muito. A história é sobre um jovem que sai de casa para abrir um Café, e tem nada mais nada menos do que 7 "meninas-gato" que tocam o terror na sua vida, embora ele as ame muito. Sua irmã passa a ajudá-lo com elas.

Até o momento são 4 capítulos. E uma coisa curiosa, eu comprei o capítulo 0 na Steam, e foi a primeira VN que eu comprei na vida. E foi dinheiro bem gasto, porque mesmo durando só 1 hora, eu paguei R$ 3,99 por ela. Não sei quando eu vou ler de novo, mas foi uma experiência muito divertida.

Sim, as histórias são todas curtas. Essa é uma série que foca mesmo no humor e nas situações complicadas que o protagonista se mete por conta de suas "Nekos".


Bem, essas são as VNs mais especiais até o momento para mim. E outra coisa, esse tópico levou quase uma hora para escrever, então divirtam-se!  lol!

(Isso não quer dizer que o Alexandre que faz textão voltou pra valer, mas quem sabe?)
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos