The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

+2
infernosword
Alexandre
6 participantes

Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por Alexandre Ter Jan 01, 2013 4:19 pm

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? California-senator-and-two-psychiatric-groups-petition-the-supreme-court-over-violent-video-game-law

A coisa, de longe mais controversa em jogos da atualidade é o conteúdo inedequado, como a violência, as insinuações sexuais e a linguagem. A Infinity Ward com sua série Call of Duty é quem o diga. A franquia, mesmo sendo um sucesso comercial sempre cai na censura. Seja por conta de suas cenas de assassinato, ou até mesmo um mero quadro na parede de um banheiro.

Mas a questão principal é: Desde quando os games estão passando por toda essa burocracia? Há quem diga que isso começou lá na era 16 bits, com o famoso Mortal Kombat, onde os lutadores se enfrentavam usando golpes que arrancavam uma quantia absurda de sangue de seus adversários. O game então recebeu classificação etária, sendo permitido apenas para adultos.

Mas será mesmo que esse foi o início de tudo? A resposta é: Não!

Bem antes já havia um jogo chamado "Cluster's Revenge", lançado para o Atari 2600 no ano de 1982. O objetivo do jogo era tão sujo e inapropriado, que hoje é considerado um dos piores games de todos os tempos. Basicamente, você controlava uma espécie de Cowboy nu, que tinha que atravessar uma chuva de flechas para chegar em uma índia nua amarrada, e... Bem, fazer "aquilo" com ela pra ganhar pontos.

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? RggU8

Óbvio que um jogo desse tipo não daria certo.

Não sei exatamente se essa foi a primeira grande polêmica de um jogo, mas enfim, serve como exemplo.

Bem, eu particularmente achei justa a censura de Cluster's Revenge, mas por um motivo óbvio: Bom senso. O jogo chega a ser ofensivo para muitas pessoas. E vale lembrar que na época, vídeo-games ainda eram vistos como brinquedos pela maioria das pessoas.

Mas qual foi a consequência dessas polêmicas?

Os jogos passaram a receber classificação etária, assim como nos filmes. Muita gente ignora isso hoje em dia.

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Esrb

Essa imagem que eu coloquei é a forma como os jogos são classificados na América. Pegue uma caixa de qualquer jogo seu, e provavelmente um desses ícones vai estar na parte de baixo dela.

Esse sistema já era aplicado nos jogos 16 bits, inclusive.

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Images?q=tbn:ANd9GcR5ZK8IcNNxr2KxW5DvHxKeM_qaPRYjWNnmuZy1kc2jb6RWis3OkxVqqBl7xQ

Agora uma coisa que eu queria destacar: Eu andei notando através do site da ESRB que através dos tempos, a classificação foi ficando bem mais rigorosa.

Olha o que eu encontrei sobre a classificação do jogo Klonoa


Versão de Playstation: Everyone

Nenhum problema encontrado


Versão de Wii: Inadequado para menores de 10 anos:

Inimigos podem ser segurados e jogados um no outro. Chefes gritam de dor quando atingidos, e caem no chão quando derrotados. Durante uma cutscene, um dos vilões detrói uma casa com um raio laser gigante, resultando numa explosão e na morte dramática de um personagem. Um personagem mais velho é visto com um cano em sua boca, fumando algo que aparenta ser tabaco.

Resultado da avaliação: O jogo contém Violência animada leve e Referência à tabaco.


O jogo Klonoa foi originalmente lançado para PSX, e a versão de Wii é apenas um port com alguns upgrades. Então, o que explica a primeira versão passar tranquilamente pela censura, enquanto a de Wii recebeu todas essas cutucadas? Falta de atenção? Talvez a evolução da tecnologia tenha deixado as coisas mais perigosas?

O fato é que mesmo com esses alertas, muita gente acaba ignorando. Pais não levam o filho de 8 anos para assistir Tropa de Elite (Alguns até levam) mas parecem pensar que vídeo games são livres independente do jogo. E depois acabam colocando a culpa nos games.

O órgão brasileiro que classifica filmes também já está classificando os games.

Enfim, eu não estou entendendo mais nada do que eu estou escrevendo.

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? NzcfSSW
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por infernosword Qua Jan 02, 2013 1:47 am

O otário lá não levou o filho pra ver o filme do urso que fuma maconha? Então
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por Convidado Qua Jan 02, 2013 2:09 am

infernosword escreveu:O otário lá não levou o filho pra ver o filme do urso que fuma maconha? Então

O deputado que depois quis proibir o filme.

Lembro de um dos diversos episódios do espetáculo Improvável, da Cia. Barbixas de Humor, que tem no YouTube. Uma menina de 8 anos assistindo com os pais apesar da enorme quantidade de conteúdo "ofensivo" contida no show. Naquele mesmo show, por exemplo, fizeram piadas de tema erótico.
Muito bem, os pais levaram ela, devem saber o que isso representa. Depois vão lá culpar os atores por falar de sexo pra uma menininha, fazendo piada disso, rindo, e tudo mais. ¬¬

Quanto ao quadro do CoD, bem, EU não me ofenderia com, por exemplo, uma foto de jesus crucificado num banheiro de um jogo, apesar de ser cristão. Mas sei que muita gente diria que é um absurdo e tudo mais. Os produtores deveriam ter pensado melhor.

Mas digamos, que o jogo É sexual. Feito pra isso. Somente disso. Independente de classificação ou o que for, você SABE sobre o que é, e que não é adequado para seu filhinho de 6 anos.
Mas nem por isso sejam radicais de proibir um simples Age of Empires, jogo de estratégia, de classificação 13, ao seu filho de 12, só porque "tem morte (ou sangue)" (morte: o argumento da minha mãe pra tudo). Tem morte até no Mario que você joga todo dia e não vê problema!! E nem por isso as pessoas saem por aí pulando em tartarugas e quebrando tijolos como loucas.

"Esses joguinhos de tiro são muito violentos." (mora numa favela do Rio com o tráfico à porta de casa)
"Tem palavrão nesse jogo, e cenas impróprias, aqui na caixa diz 16." (o filho de 10 assiste todas as novelas junto)
"Coisa feia, não quero meu filho jogando isso" (mas filmes de terror pode né? ver você bebendo e falando m&rd@ também, certo?)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por Gustavo Qua Jan 02, 2013 10:47 am

infernosword escreveu:O otário lá não levou o filho pra ver o filme do urso que fuma maconha? Então

Pois é, ele não respeitou a classificação etária, e depois vem com esse moralismo de merda
Gustavo
Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Mensagens : 3735
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 28
Localização : Fortaleza/CE

http://games-in-torrent.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por Eder Qua Jan 02, 2013 11:35 am

Acho que o grande problema da classificação indicativa são os pais que não a respeitam, vide o caso do "sr. deputado".
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por Alan Borges Qua Jan 02, 2013 4:02 pm

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Z
Alan Borges
Alan Borges
Rank 14 - Super Mario World
Rank 14 - Super Mario World

Mensagens : 1332
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 30
Localização : Arapongas

http://n64brasil.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por Link-Hylian Qua Jan 02, 2013 4:32 pm

Censura sucks. Essa mulecada de hoje sabe mais coisa que os adultos de quando eu era criança.
Link-Hylian
Link-Hylian
Rank 48 - Sonic Adventure
Rank 48 - Sonic Adventure

Mensagens : 3001
Data de inscrição : 23/05/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por infernosword Qua Jan 02, 2013 11:51 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Alan acaba com o tópico sem falar nadaCensura nos jogos: Quando isso começou, afinal? 4142428223
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal? Empty Re: Censura nos jogos: Quando isso começou, afinal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos