The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

5 participantes

Ir para baixo

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo Empty [Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por Alexandre Qui Mar 28, 2013 1:23 pm

Meio Bit Games escreveu:Você certamente já ouviu alguém – eu por exemplo – reclamar que um determinado jogo não precisava ter recebido um modo multiplayer e um dos últimos a receber tal crítica foi o Tomb Raider. O que muito provavelmente não sabem é que de acordo com um levantamento feito pela EEDAR, empresa especializada em pesquisa de mercado, desde que essa geração teve início o número de títulos para consoles voltados a apenas um jogador só tem aumentado.

Levando em consideração apenas os jogos lançados para PlayStation 3 e Xbox 360 nos Estados Unidos, eles chegaram a conclusão que em 2006 67% dos jogos possuíam multiplayer online, enquanto que 68% também contavam com partidas locais para mais de um jogador. Então, ao averiguar os lançamentos de 2012, eles constataram que 42% possuíam multiplayer online e 44% offline, o que numa matemática simples (feita por eles, porque sou muito burro) significa que de lá para cá os jogos apenas com campanhas singleplayer tiveram um aumento de 16%.

Segundo o diretor de operações da EEDAR, Geoffrey Zatkin, essa diminuição na quantidade de jogos com porções multiplayer se deve ao alto custo envolvido na criação e na falta de garantias de que o valor será recuperado. O executivo afirmou ainda que se bem executado, esse modo pode ser o coração de um título, fazendo com que as pessoas continuem jogando por um período maior, mas que incluir um mata-mata apenas para conquistar um público maior é algo sem sentido e que em muitos casos só serve para dar origem a reclamações, pois para ele, um bom jogo continuará sendo bom mesmo sem esse tipo adição.

Toda essa última parte é algo que nós já sabíamos e bastante evidente, mas será que eu fui o único a me surpreender com a revelação de que o número de jogos sem multiplayer diminuiu tanto? No fim das contas acho que a quantidade é o de menos, mas os números servem para mostrar que a indústria está percebendo que não é tão simples enganar o consumidor e que muitas vezes vale mais a pena investir numa campanha melhor do que apenas incluir um modo que não traz nenhuma inovação e parece deslocado do resto do produto.

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo Multiplayer-27.03.13_thumb

Fonte: Meio Bit Games

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, honestamente, eu nunca fiz questão de todos os games possuírem modo Multiplayer. Digo isso porque Magical Quest (Lá vamos nós de novo, Willi) era um jogo onde o modo 2 players era sensacional.

Mas nos últimos tempos eu ando notado que muitas empresas parecem pensar que o jogo em si vai vender pelo modo online. Um bom exemplo é o Left 4 Dead. O jogo tem sim um modo Single Player mas é absurdamente chato. Ele foi feito para ser jogado online.

Eu não tenho nada contra o jogo possuir modo online. O problema é que nem todos precisam disso. Como citado no texto, Tomb Raider é um jogo perfeito para um único jogador. O modo online foi desnecessário, mas felizmente não prejudicou a campanha principal, como acontece com alguns outros.

Eu vi por exemplo, nos comentários desse post do Dori, um sujeito dizendo que a campanha principal do Mass Effect 3 foi prejudicada pelo foco no multiplayer. Não sei isso é verdade, mas é algo que eu temo que aconteça em alguns games.

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo NzcfSSW
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo Empty Re: [Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por Willi Qui Mar 28, 2013 2:10 pm

Complicado. O multiplayer, como diz no texto, é algo que só deve aparecer num game se de fato possa acrescentar algo à ele, e que não estrague a campanha principal. Existem três tipos de jogos: aqueles que são feitos totalmente para se jogar sozinho (Ex: Tomb Raider) os que possuem um ótimo modo single e que trazem um multiplayer agradável, seja co-opear a campanha principal ou então um modo distinto (Ex: Uncharted 3) e os que tem foco total no multiplayer, nos quais o single player é só mais um treinamento ou um modo de se poder jogar quando nenhum dos seus amigos está online, por exemplo (Ex: Quake, Counter-Strike, Left 4 Dead).

O que não vale, é quando tenta-se encaixar multiplayer num jogo que não deveria ter (como forçar um modo Deathmatch sem sentido no Tomb-Raider) ou tira-se de um jogo no qual seria muito bem vindo (Cold Shadow de SNES é perfeito, mas um multiplayer com outro pato ia ser demais!). Multiplayer não é obrigação nem necessidade, não precisa estar em todos os jogos. Ele deve existir apenas quando tenha elementos que sejam bem vindos ao contexto do game e quando acrescente algo ao game (Uncharted 3 tem as micro-campanhas que são demais mesmo!).

O que as empresas não sabem atualmente, é dirigir o que vai e o que não vai estar presente em seus jogos. Um modo a mais ou um a menos não vai fazer a pessoa jogar o jogo por X horas a mais apenas por existirem: eles precisam se encaixar no jogo, trazerem algo novo e serem bem feitos para isso.

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo Empty Re: [Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por Eder Qui Mar 28, 2013 2:27 pm

Willi escreveu:O que não vale, é quando tenta-se encaixar multiplayer num jogo que não deveria ter (como forçar um modo Deathmatch sem sentido no Tomb-Raider) ou tira-se de um jogo no qual seria muito bem vindo (Cold Shadow de SNES é perfeito, mas um multiplayer com outro pato ia ser demais!). Multiplayer não é obrigação nem necessidade, não precisa estar em todos os jogos. Ele deve existir apenas quando tenha elementos que sejam bem vindos ao contexto do game e quando acrescente algo ao game (Uncharted 3 tem as micro-campanhas que são demais mesmo!)
É isso aí.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo Empty Re: [Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por infernosword Seg Abr 01, 2013 12:04 am

Eu sou da época do Multiplayer de macho, o famigerado "jogar de quatro" (e quem não gosta?XDDD) e Gears of War ter somente multiplayer para 2 foi um negócio que eu achei absurdo. Blasfêmea.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo Empty Re: [Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por Filme Sentimental Seg Abr 01, 2013 12:22 pm

@Infernosword: Concordo! Sem falar na falta da tela dividida para 4 jogadores.
Filme Sentimental
Filme Sentimental
Rank 33 - Kirby Super Star
Rank 33 - Kirby Super Star

Mensagens : 2257
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 30
Localização : Maranguape - CE

https://www.uniaogamers.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo Empty Re: [Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos