The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando

2 participantes

Ir para baixo

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando Empty Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando

Mensagem por Alexandre Seg Out 21, 2013 1:21 am

AVISO - LEIA ANTES DE... LER.

Esse post não tem a intenção de atacar ou ofender alguém. Também não tem nada a ver com saudosismo ou coisa do tipo. É apenas a minha opinião, que todo mundo tem o direito de concordar ou discordar. Mas aqui todo mundo é amigo, e acredito que todos já me conhecem. Inclusive, para alguns, esse post vai ser apenas chover no molhado.

Então, sente-se, e leia. Tome cuidado para não cair da cadeira, e me acompanhe.

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando Vra3Ygx


Eu lembro até hoje os games que eu sempre quis ter na infância, e nunca tive (exceto por emulador): Chrono Trigger, Scooby-Doo, Super Street Fighter 2 e... Eu sei que tinha uma outra, mas no momento não vou lembrar.

A última fita de SNES que eu tive foi o Yoshi's Island. Por sinal, um dos meus jogos favoritos. Mas, vou ser franco: Eu tenho um carinho especial por todo jogo de Super Nintendo que está na minha coleção. Até mesmo os mais "ruinzinhos" como o James Bond Jr... Putz, eu tenho dificuldade até pra admitir que o jogo não é tão bom (Eu ia escrever "ruim" e não consegui, acreditem).

Eu acredito que na quarta geração (SNES, Mega Drive, Neo-Geo, entre outros), as empresas tinham um único propósito: Divertir o consumidor. Não podemos criar filmes e colocar em cartuchos de 8 MB. Com excessão de RPGs, os jogos não podiam ter forte foco no enredo, pois cutscenes eram algo complicado. Precisavam ser simples.

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando Super%20Mario%20World%20(U)
Sim, hoje os gráficos são muito ultrapassados... E o jogo continua divertido como nos anos 90.

Na locadora que tinha aqui na minha cidade, eu lembro que chegava a ficar uns 10 minutos olhando para as caixas dos games antes de escolher qual eu queria. Era muita opção. Eu alugava EarthWorm Jim 2, Yoshi's Island, Michael Jordan, Pocky & Rock 2, Chrono Trigger, e até mesmo o Mario Is Missing.

Cada jogaço. Eu me divertia demais com eles.


Agora vejamos... Eu tenho meu PC, onde faço questão de manter o emulador de SNES sempre ao alcance (Quando eu o perco, trato de pegar de volta imediatamente). Tenho também alguns outros emuladores, mas não os utilizo tanto.

Meu antigo PC era tão "razoável" que não conseguia rodar nem mesmo o GTA San Andreas sem lag. Eu não fazia a hora de conseguir comprar novas peças para ele, pois eu queria muito expandir meu alcance.

Eu até lembro o jogo que me fez mesmo correr atrás de fazer um update.

Sabe qual foi?



Sonic Colors.

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando 1528789sonic_colours_wii_screenshots_10_display
Foi ele.

Sim. Eu sabia do Dolphin, sabia que ele me deixaria jogar Super Smash Bros. Brawl e New Super Mario Bros. Wii. Mas quando eu vi o Sonic Colors, cheguei a conclusão de que eu estava perdendo algo muito legal.

Quando finalmente fui capaz de emular Wii... Até que demorou um pouquinho pra eu pegar o Colors. Fui atrás de outros jogos antes, eu não sabia se o jogo rodaria legal no meu PC. E até que rodou sim.



Espera, deixa eu voltar um pouco no tempo.

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando Timetunnel
Um pouquinho antes...


Era uma vez uma loja de computadores aqui em Cordeirópolis. Até que o Bruno, um dos amigos mais importantes que eu tive até hoje, me chamou aqui em casa, e disse que era possível jogar PS3, Xbox 360 e Wii naquela loja.

Claro, nós adorávamos games, e fizemos questão de ir.

Quando chegamos lá, fomos primeiro no Wii. Jogamos um pouco de Sonic and the Secret Rings e Wii Sports.  Foi muito legal! Escolhemos primeiro o Wii porque queríamos saber como o Wiimote funcionava.

Numa outra oportunidade, levamos um outro amigo e fomos para o Xbox 360 e o PS3.

Eu joguei GRID, um jogo de corrida. O Bruno foi no PS3 e testou o Metal Gear Solid 4. Depois jogamos um pouquinho de Halo 3. Mas o melhor ainda estava por vir.

Quando ligamos o Xbox 360 e vimos o Resident Evil 5... Aquilo era a coisa mais linda que eu já tinha visto! Sério, todos nós ficamos espantados. Os gráficos eram perfeitos! Parecia o melhor jogo que já tinhamos jogado.

A ironia? Hoje todo mundo sabe a minha opinião sobre RE 5. (Se você não sabe, procure qualquer tópico que tenha "Resident Evil" no título).



Eu sei porque isso aconteceu.



Naquela época, eu era surpreendido muito facilmente. Quando joguei Resident Evil 5 eu pensava que nunca teria acesso a esse tipo de game. Na época eu era limitado a emuladores e jogos de no máximo 128 bits (com lag).

Quando eu vi que aquilo existia, e que provavelmente eu não teria tão cedo, e teria que me conformar em jogar o Resident Evil 3 eu talvez tive a falsa impressão de que por um jogo ter um gráfico e uma qualidade daquela, ele era muito mais divertido.

Não é assim que funciona.

Hoje em dia eu devo ter jogado uns... Acho que uns 25 jogos da geração atual em HD, acredito eu. E eu posso contar nos dedos quantos me agradaram e se tornaram parte da minha cultura gamer: 2. Alan Wake e The Walking Dead. Tem também aqueles da série LEGO, mas é algo que desde o PS2 não mudou muito, então não os considero particularmente dessa geração.

Sobre Alan Wake, eu o considero impactante pra mim, porque até hoje tenho boas lembranças de ajudar o Alan a enfrentar os Takens com sua lanterna e suas armas, e o enredo é muito bom. Sobre The Walking Dead... É só o enredo mesmo, pois a jogabilidade não é lá essas coisas.

Sobre os jogos de Wii, há algo de diferente neles: Eu ficava empolgado toda vez que ligava o emulador e via a tela-título do "New Super Mario Bros. Wii" aparecendo. Eu me divertia muito passando as fases.

A propósito: O jogo que mais me deu gosto de jogar esse ano até agora foi esse aqui:

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando _-Spyro-Year-of-the-Dragon-PlayStation-_
Meu GOTY


Qual a diferença do Spyro: Year of the Dragon para boa parte dos jogos atuais que joguei esse ano? Vamos ver...

Spyro 3 tem diversas fases, que você é livre para explorar e coletar itens... Pode sair delas e voltar a qualquer momento sem ser penalizado, pode jogá-las na ordem que quiser, quando quiser, as cutscenes podem ser puladas com tranquilidade, já que não influenciam seus objetivos, enfim. Essa época foi divertida pra caramba!


Sabe como eu enxergo os games atuais? Eu vejo que, ao invés de tentar atraír o jogador com algo divertido e animado, as empresas parecem focar muito no "vamos fazer um jogo com enredo épico, cheio de explosões e adrenalina". Mas no final, acabam entregando algo que poderia talvez se sair melhor como um filme do que como um jogo.

Não, aquelas cenas do Leon fugindo dos carros explodindo no Resident Evil 6 não teve impacto pra mim. Eu não tava jogando.

Por mais que eu tenha gostado de algumas experiências que tive, acho que está faltando diversão nos jogos atuais.

Pode ser que eu esteja errado, pode ser que eu seja o único a pensar assim... Mas é como eu enxergo o cenário atual.


EDIT: Não acho os jogos atuais ruins. Só acho que as empresas deveriam focar um pouco mais em divertir os jogadores através da jogabilidade. Quando vejo games como Rayman Origins fracassando nas vendas, fico até chateado. Talvez eu realmente seja a minoria.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando Empty Re: Uma opinião sobre o rumo que os games estão tomando

Mensagem por Eder Seg Out 21, 2013 9:14 am

Acho que o grande problema é a diferença de gerações. Antes, a tecnologia não permitia gráficos avançados e as empresas precisavam buscar outros aspectos para que o jogo fizesse sucesso. Hoje, com jogos cada vez mais realistas, as empresas dão prioridade ao que se vê.
O pessoal das gerações mais antigas não liga tanto para aos gráficos porque isso não era prioridade nos jogos daquela época, enquanto que, para os gamers que começaram na geração atual e que estão acostumados com gráficos potentes, isso é quase uma exigência.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos