The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise da análise da minha bibliografia

2 participantes

Ir para baixo

Análise da análise da minha bibliografia Empty Análise da análise da minha bibliografia

Mensagem por Alexandre Seg Jun 30, 2014 1:35 am

<Sem idéia pra frase inicial>

Quem já me conhece a algum tempo sabe que uma coisa que eu adoro é escrever. Eu escrevo sobre tudo, seja sobre games, notícias, análises, enfim. Se eu pudesse, e fosse criativo o suficiente, escreveria todos os dias.

E é claro, escrever fics é uma das minhas paixões. Já tenho vários trabalhos aqui na área de leitura do fórum. Fiz um flood enorme nessa categoria. Mas esses dias, eu parei pra refletir sobre todos os meus trabalhos, e o que eu posso tirar deles. Variable Geo Exile Mayhem não está cancelado, a propósito.

Então, criei esse tópico para fazer uma análise sobre as histórias que criei, e depois fazer uma outra análise, um pouco mais crítica. Pra esse tópico não ficar enorme e cansativo, embora eu sei que vai ficar, vou direto ao assunto.


Squarimension (2011)

Análise: Meu primeiro trabalho foi uma mistura de comédia com aventura. Simon, um jovem piloto da força aérea vai parar em outra dimensão e precisa se adaptar aos seus novos amigos e ao seu novo lar. Essa fic eu fiz baseada no desenho "Futurama" que eu assistia muito na época. Tem muita semelhança entre a fic e o desenho. Ambas tem um protagonista que veio de outro "mundo" e se encontra com um novo grupo de amigos. E as duas são focadas no humor também.

Análise da análise: Essa é a minha fic mais fraca em matéria de escrita, embora eu tenha que levar em conta que foi meu primeiro trabalho. Os diálogos seguem um estilo "teatro" onde o nome do personagem vem antes da fala, o que não é próprio para esse tipo de trabalho. Por algum motivo, na época eu achava que era melhor assim. Hoje vejo que me enganei. Outro grande erro foi "desligar" a fic do outro mundo e tentar fazer algo mais realista nos últimos capítulos, perdendo o foco principal que era a adaptação de Simon àquela nova dimensão.

NOTA: 6


Professor Layton Temporada 1 (2011)

Análise: Meu segundo trabalho veio como história em quadrinhos. Usando sprites de personagens da série Professor Layton e avatares da TTA eu criei uma fic com tema de mistério.

Análise da análise: O roteiro dessa fic é lamentável. Quando vejo hoje o que eu fiz, acredito que o maior destaque seja o formato em quadrinhos e o trabalho com sprites e avatares. De resto, acho que fiquei devendo. E muito.

Nota: 6


Professor Layton Temporada 2 (2012)

Análise: Devido ao "sucesso", resolvi repetir a história em uma nova temporada, agora com novos personagens, efeitos especiais no Photoshop e um projeto um pouco mais longo.

Análise da análise: Por algum motivo, eu desisti do uso do quadro de mistérios na metade do caminho. Não lembro o porquê. Considero o roteiro dessa fic um pouco melhor que a primeira temporada, já que todos os personagens secundários (Os vilões) tiveram suas personalidades trabalhadas. De resto, igual a anterior. O photoshop ajudou a deixar os quadrinhos um pouco mais bonitos.

Nota: 7


Mundos Cruzados (2012)

Análise: Mais uma fic em quadrinhos, ainda com uso de efeitos especiais mais avançados, e agora com cenários.

Análise da análise: Considero essa fic linda visualmente. Não sei se estou me gabando, mas quando vejo a combinação dos personagens com os cenários de fundo, acho que fiz um belo trabalho. Foi cancelada perto do final. Meu maior erro foi, sem dúvida, ter esticado muito. Usar o método "escolha e consequência" para que os usuários possam definir um trajeto para o enredo foi uma boa idéia, mas podia ter sido executada um pouco melhor.

Nota: 8


House Hunting: Pesadelo Familiar (2013)

Análise: Fic de suspense inspirado no filme de mesmo nome, segue a história de Charles, um homem de família que procura uma nova casa para viver. Mas o que era pra ser um novo lar se torna um pesadelo.

Análise da análise: Agora sim! A fic foi escrita no formato certo, usando travessão e descrição para os diálogos. E usar uma única história dividida em capítulos ao invés de pequenos episódios separados caiu muito bem. O enredo tem qualidade duvidosa, mas serviu para que eu traçasse meu novo caminho na escrita de fics.

Nota: 8,5


Revelações Fatais (2013)

Análise: História feita em colaboração com os membros da TTA, onde cada crônica é contada através de fitas de VHS encontradas por um grupo de policiais que investiga um assassinato. Inspirada em filmes também.

Análise da análise: A escrita de House Hunting segue em Revelações Fatais, e a partir dessa fic eu tive a certeza de que melhorei muito desde Squarimension. Foi cancelada.

Nota: 8


Variable Geo Exile (2014)

Análise: Última fic completa, onde a inspiração veio de diversos animes e Visual Novels que eu acompanhei.

Análise da análise: Na minha opinião, o trabalho mais bem escrito até agora. Não vou dizer que foi o melhor roteiro, porque varia muito do gosto da pessoa, mas em termos de escrita, foi a fic que eu tomei mais cuidado pra não errar. Eu passei dias e dias planejando antes de começar a escrever. Tomei o máximo cuidado pra não deixar furos na história e dar explicação para tudo que acontece no decorrer do enredo. Se deu certo? Não sei, mas dei o meu melhor. A única coisa que eu lamento é que a narração não manteve o rítmo dos primeiros capítulos, onde tudo era narrado de forma bem mais descritiva.

Nota: 9



Eu planejo continuar escrevendo, embora esse final de ano vai ser corrido pra mim, já que tenho que terminar a faculdade com o diploma na mão. Mas eu sempre tiro um tempo, nem que seja tarde da noite, pra fazer o que gosto.


PS: O comentário de quem lê minhas fics, mesmo que seja um simples "gostei", ou até mesmo uma crítica construtiva já me deixa muito feliz! Obrigado!

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

Análise da análise da minha bibliografia NzcfSSW
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da análise da minha bibliografia Empty Re: Análise da análise da minha bibliografia

Mensagem por Filme Sentimental Seg Jun 30, 2014 6:20 pm

Legal. De fato você evoluiu sua escrita.
Filme Sentimental
Filme Sentimental
Rank 33 - Kirby Super Star
Rank 33 - Kirby Super Star

Mensagens : 2257
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 30
Localização : Maranguape - CE

https://www.uniaogamers.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos