The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinal, quanto vale um jogo?

4 participantes

Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por Alexandre Ter Fev 23, 2016 9:30 pm

Afinal, quanto vale um jogo? YXdAVcs

Galerinha linda de Ai Meu Deus, hoje eu comprei uma Visual Novel no Steam chamada "Nekopara Vol.0" Não se preocupem, a versão Steam é censurada, eu não sou nenhum pervertido por personagens de animação (Insira imagem do irmão da Peppa com cara de safado aqui).

Essa Visual Novel tem mais ou menos 1 hora de duração, personagens animados, dublagem completa em japonês, e resolução HD. O preço que paguei por ela foi R$ 3,14. No entanto, estava em promoção, sendo que o preço original era R$ 6,29. Eu já tinha jogado a versão torrent, mas senti vontade de tê-la no meu menu Steam, além de dar um leve suporte às Visual Novels, por menor que seja.

Sendo que já conheço o game, posso dizer que na minha opinião, saiu bem barato. Veja bem, eu paguei R$ 3,14 por uma hora de Visual Novel dublada, sendo que um gibi da Turma da Mônica custa R$ 4,90 e eu detono em menos de uma hora.

Enfim, isso me levou a um questionamento... Qual o valor justo para um game? Na imagem desse tópico eu coloquei o "infame" preço do Fallout 4. Sim, ele continua custando R$ 229,99, mesmo já tendo um bom tempo de lançamento. Já o seu antecessor, o Fallout 3, está saindo por apenas R$ 19,99.

Mas o que quero saber é: Qual o preço justo a ser cobrado por um game? Esses 229 reais do Fallout 4 se justificam?

Eu já vi algumas pessoas dizendo que games estilo Sandbox com mundo aberto gigante e dezenas de horas de gameplay costumam sair mais caros, o que é o caso do próprio Fallout 4 por exemplo. Mas espera um pouco... Até onde eu sei, a maioria dos Sandbox tiram essas "dezenas de horas" colocando itens e objetivos em cantos distantes do mapa, de forma que você demora para alcançá-los. Pelo menos era assim no Far Cry 3.

O que eu quero dizer é que, espalhar 100 itens pelo mapa, de forma que você leve, talvez 5 horas só para encontrá-los, não me parece justo cobrar mais por isso com a desculpa de que "você vai levar muito tempo para fazer 100% nesse jogo". Por isso, posso dizer que ainda não sei ao certo o que justifica o preço do Fallout 4.

Por outro lado, um game que acho que possui um valor extremamente justo é o Far Cry: Blood Dragon que pode ser comprado por R$ 29,99. Afinal, estamos falando de um jogo que possui cerca de 4 horas de gameplay no modo história, e mais umas 2 horas se você quiser 100%, além de não possuir um mapa tão extenso e cansativo como o de outros games da franquia.

Mas e aí, você está interessado em pagar R$ 99,99 pelo Street Fighter V? Sem os personagens adicionais, claro. Se quiser, terá que desembolsar um total de R$ 174,98. Mas isso só pelo conteúdo de 2016. Cool
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por infernosword Qua Fev 24, 2016 1:51 am

Essa é uma boa discussão. Antes de mais nada, aqueles deputados filhos das puta conseguiram entrar com a lei de taxação dos jogos da Steam e semelhantes? Segundo ponto: os preços praticados no Brasil são compatíveis com os preços lá de fora?
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por Alexandre Qua Fev 24, 2016 2:25 am

infernosword escreveu:Essa é uma boa discussão. Antes de mais nada, aqueles deputados filhos das puta conseguiram entrar com a lei de taxação dos jogos da Steam e semelhantes? Segundo ponto: os preços praticados no Brasil são compatíveis com os preços lá de fora?

O primeiro ponto, acredito que não. Os jogos comprados na Steam, pelo menos os que eu compro, recebem apenas uma pequena taxa extra, acredito que pelo fato de eu usar boleto. Coisa de centavos. Se os deputados filhos das puta entrassem mesmo com essa lei, acredito que os preços subiriam muito, e haveria revolta na internet.

O segundo ponto... Bem, acredito que sim. O Fallout 4 me parece que foi lançado a 60 dólares, o que dá mais ou menos 200 reais mesmo.
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por Filme Sentimental Qua Fev 24, 2016 3:46 am

Alexandre escreveu:
infernosword escreveu:Essa é uma boa discussão. Antes de mais nada, aqueles deputados filhos das puta conseguiram entrar com a lei de taxação dos jogos da Steam e semelhantes? Segundo ponto: os preços praticados no Brasil são compatíveis com os preços lá de fora?

O primeiro ponto, acredito que não. Os jogos comprados na Steam, pelo menos os que eu compro, recebem apenas uma pequena taxa extra, acredito que pelo fato de eu usar boleto. Coisa de centavos. Se os deputados filhos das puta entrassem mesmo com essa lei, acredito que os preços subiriam muito, e haveria revolta na internet.

O segundo ponto... Bem, acredito que sim. O Fallout 4 me parece que foi lançado a 60 dólares, o que dá mais ou menos 200 reais mesmo.
A Steam geralmente localiza os preços para cada região, dependendo de como a "economia" do país anda. Mesmo com as variações do dólar, a "Steam" está mantendo os $ 1 = R$ 2 aqui no Brasil. Rise of the Tomb Raider, por exemplo, está custando R$ 130. O mesmo jogo é praticado por 60 dólares lá fora. Casos de alguns "AAA", como esse Fallout 4, são exceções, pois as produtoras já estão mais ligadas na mentalidade do mercado nacional. Inclusive, até pouco tempo atás, antes da Valve adotar o "bloqueio de região", muita gente usava VPS pra ter acesso a loja Russa (E Brasil também) e conseguir preços mais em conta.

Sobre a taxação digital, creio que é só questão de tempo até ela nos pegar de vez. Afinal, mídia digital já não é mais tão vista como algo secundário.
Filme Sentimental
Filme Sentimental
Rank 33 - Kirby Super Star
Rank 33 - Kirby Super Star

Mensagens : 2257
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 30
Localização : Maranguape - CE

https://www.uniaogamers.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por Willi Qua Fev 24, 2016 2:27 pm

Nem me assusta com uma coisa dessas, Marlon.
Casos como o do Fallout 4 ou o do Mortal Kombat X, que foram lançados, respectivamente, por 229 e 220, são "fatalidades" (e isso não é um trocadilho com MK lol!) pois os lançamentos na Steam sempre se encontram na faixa dos cento e poucos ou cento e muitos.

Eu sinceramente não sei mensurar o quanto vale um jogo. É um trabalho bastante complexo, feito por uma grande equipe de profissionais, em seguida há o marketing, a distribuição (tanto física quanto digital), etc... mas, sei dizer o quanto eu pago num jogo.

O máximo que pago num game é 120 ou 130 reais quando é um lançamento que estou aguardando muito. Se não, espero baixar pra casa dos 60 reais ou menos que isso. Também não compro nenhum jogo com preço padrão (no caso da Steam): como a loja faz mais promoções do que eu troco de cueca, é muito fácil encontrar o jogo desejado com desconto. Nem que não seja um desconto super generoso, mas sempre é bom pagar menos.

Os jogos pelos quais mais paguei até hoje foram The Last of Us (pré-venda, 124 em moedinhas, imaginem a felicidade da moça do caixa) e Rise of The Tomb Raider na promoção por 117 no dia do lançamento. Hoje em dia os jogos não têm um replay tão alto, você não os recomeça logo após terminá-los, há um tempo de meses entre a primeira jogatina e a rejogada, isso quando é um título do qual você gostou. Quando faço a relação de quanto tempo e trabalho eu demorei/precisei pra obter, digamos, 150 reais, penso que não é justo comigo mesmo eu gastar aquilo num produto que vai me divertir por umas vinte e poucas horas (a não ser, como dito anteriormente, quando é um jogo pelo qual eu espero muito). Então espero promoções.


Última edição por Willi em Qua Fev 24, 2016 7:22 pm, editado 1 vez(es)
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por infernosword Qua Fev 24, 2016 4:46 pm

Nossa Willi não falou de pirataria!
Eu ainda não sei o que falar sobre esse assunto, tem o lado dos desenvolvedores, da publisher, etc. Teria que fazer um levantamento pra entenderelhor a questão e não falar bobagem.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por Willi Qua Fev 24, 2016 7:19 pm

Sou uma pessoa mudada hoje, Inf! Kkkkkkkkkk

Fala aí a tua opinião sincera, depois tu dá uma googlada à lá Eder e faz uma reflexão técnica à lá Inf e manda aí pa noixxxxx
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por infernosword Qui Fev 25, 2016 3:36 am

Eu sempre tenho a opinião na lata, mas dessa vez eu tenho que pensar um pouco. Se fosse antigamente, eu falaria que uns 50tão já tava de bom tamanho (eu já paguei 200 numa fita de Nintendo 64, no lançamento). Só que tudo mudou! Hoje você pode comprar os jogos sem comprar o disco, pode baixar alguns de graça, tem muito mais jogos dependentes de dlc, tem a pirataria e os jogos indie. É de se pensar, qual o valor real de um jogo? Eu já vi vários jogos bons saírem a 5, 10, 15 reais. Entretanto, já vi jogos mobile saírem a 70 contos de réis. Hoje em dia está tudo muito mais subjetivo que há 15 anos atrás, onde você sabia que um jogo da Nintendo, da Rare, da Sega e da Square seria bem caros, enquanto a maioria das thrid party seriam mais em conta.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por Alexandre Sex Fev 26, 2016 4:30 pm

Isso aqui pode acender ainda mais a discussão: Uma grande quantia de usuários do Steam estão pedindo reembolso do Firewatch porque o preço não corresponde à duração do game.


VG Chartz escreveu:This is a recurring point of debate in the video game community and it's one that has most recently raised its head again thanks to the launch of Firewatch, a beautiful adventure title (or 'walking simulator') that's generally been very well received despite its short run-time. The game's brevity has led to a large number of purchasers seeking refunds after completing the title.

It’s no secret that Firewatch only lasts a few hours and can actually be completed in time to still claim a Steam refund, if you're so inclined. But that's not exactly all that surprising - this sub-genre of adventure titles generally plays host to short games due to their reliance on a very tight narrative which, if artificially extended, risks overstaying its welcome.

Take, for example, this discussion thread on Steam, which began as follows:

“So this game was 18$. I purchased it because i enjoyed games like this. And I enjoyed this game. Alot. Like, way more than a healthy amount. But it was 2-3 hours. I feel like there could of been more, and im thinking of refunding. But here is my problem: I loved this game. It was a unique game with awesome narration and storytelling. I like the developers. I mean seriously, have you seen how active they are on theese forums? What other dev is that connected to their community? I want to support the developers, but there was so much more i could of got with my 18$. Should i refund, or hold on to it?”

It prompted Ben Kuchera from Polygon to pen a piece arguing that gamers shouldn't be entitled to refunds for games they've completed. He basically argues that narrative games like this should be as concise as possible, so that their stories are faithfully told and so that developers aren't incentivised to make poorer experiences, or to avoid the genre (and single player) altogether.

I agree with Ben, to a point; as a developer if I spend a year working on a game that can nonetheless be completed in 10 minutes then of course I still want to be paid, assuming the short experience it does provide is good. But there is of course another side to the story: the customer's side.

About seven years ago I was a poor student. I could barely afford food, let alone games. Whenever I did have enough spare cash to purchase a game I would do so knowing that I would get value out of my purchase. Mediocre was fine, so long as I was able to spend countless hours entertaining myself in another world.

Being that stretched for money really forces you to look for value in everything. At the time I was also working in a model store (a dedicated store for plastic war models), and I just couldn’t understand why anybody would purchase a single model for say £1,000 when it had such limited use. This, at the time, seemed crazy to me.

Everything becomes a calculation when you barely have enough money to live. £40 spent on a game divided by the 100 hours you can potentially spend enjoying it means it'd only cost me 40p an hour! That’s a bargain. Whereas a film for example would be terrible value for money: £8 divided by two hours translates to £4 an hour, which is terrible value. As narrow and limited as this perspective is, it's often how your brain works when you only have a few quid to your name.

When gaming is your biggest love and hobby - the thing you use to fill the void between the next shift or class - you don’t so much need great experiences, just good value ones. If you were to purchase a game that is only four hours long and has limited replayability, like Firewatch, then it feels like a waste, even if it's high quality while it lasts, because you can only purchase a game every few months and have nothing to tide yourself over with in-between.

Games mean different things to different people. To some, like Ben, they’re experiences to be had and anything that's less-than-incredible is a chore to play through. For others, they’re a distraction from the grind of everyday life or the go-to form of entertainment in-between sparse game purchases; complete one in a few hours and you have nothing to tide you over until you can afford one again.

Those who write about video games in a professional capacity often lose sight of this. For them gaming often becomes that drudge that most day jobs quickly turn into for everyone else. They start to write not for wider gamers, but for themselves, their fellow writers, and developers. Their opinions come from positions of privilege and so average becomes bad, great becomes average, and anything that's not fantastic is a bit of a grind to work through so the shorter and sweeter it is the better.

I say all of this because I've felt it slowly happen to me too. As my own circumstances have improved I've drifted away from seeking lengthy, high value games and towards high quality experiences. Game length is now my least sought after feature. But just because the term value for money has now morphed into something entirely different for me personally that doesn't mean I should forget my roots and the circumstances of a large percentage of gamers out there for whom game length is an important factor.

Not all games have to be long. One of the strengths of our industry is its ability to cater to an absolutely massive number of different tastes and preferences. But to characterise a large chunk of the gaming community's concerns about game length as being pure, unadulterated over-entitlement and privilege is simplistic.

Fonte: VG Chartz
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, quanto vale um jogo? Empty Re: Afinal, quanto vale um jogo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos