The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cachorro louco

3 participantes

Ir para baixo

Cachorro louco Empty Cachorro louco

Mensagem por infernosword Sex Mar 17, 2017 11:55 am

Dos mesmos criadores da incrível história do estúdio indie que virou first-party da Sony... Naughty Dog!

Na minha época de piazada, lá por 2000, existia a parceria Rare / Nintendo. Essa parceria já tinha lançado vários dos melhores jogos de uma geração e fez a cabeça da criançada que jogava Nintendo. Digo isso porque, não muito distânte dali, existia uma galera que jogava Crash Bandicoot, Spyro e Yu-Gi-Oh e aproveitava os até então poucos exclusivos que o bom e velho Play 1 fornecia. Com o advento do Play 2, uma explosão de títulos aconteceu, mas houve uma preocupação maior com jogos exclusivos. Uma das empresas responsáveis por segurar o rojão da Sony foi sem dúvida a Naughty Dog.

Criada por dois universitários malucos, Jason Rubin e Andy Gavin, em Santa Mônica, California, terra das estrelas, a empresa era um estúdio de jogos independentes que obteve êxito com títulos minoritários até o lançamento de Crash Bandicoot, em 1996, e a sua aquisição em 2001, um pouco antes do lançamento do aguardado Playstation 2, pela Sony Entretainement. O estúdio havia chamado a atenção da Sony pela qualidade de seus jogos e fluxo de trabalho e passou a ser uma carta na manga para a produção de clássicos.

A missão era desafiadora: o estúdio seria first-party da Sony, também conhecido como estúdio ponta-de-lança, uma empresa exemplar por rivalizar com as plataformas concorrentes e entregar conteúdo de qualidade que servisse de exemplo para os desenvolvedores interessados, além de mostrar o poder da plataforma da Sony. Jogos como Jak and Daxter, Crash Team Racing e as parcerias com Insomniac Games e Vicarious Visions garantiram uma gama quase que completa de títulos exclusivos para o Playstation 2, que são lembrados até hoje, muitos até por rivalizarem diretamente com a Nintendo, como é o caso dos Karts.

Apesar do avanço no Playstation 2, nunca se falou tanto em Naughty Dog quanto na era Playstation 3. Começando com a série Uncharted, que além de serem ótimos games, mostravam a "nova" cara da Sony e como as coisas andariam no Playstation 3. Gráficos e som mais apurados do que nunca e qualidade impecável, habilidades adquiridas no desenvolvimento do Playstation 2 e agora totalmente envolvida no desenvolvimento da nova "playtaforma 3". A Naughty Dog tornara-se a first-party de respeito e a coroação veio com o maior sucesso da empresa, o ground-breaking The Last of Us. O hit é considerado por muitos como o melhor da plataforma. Fora o baile, as tabelinhas com os já supracitados estúdios continuaram a render bons jogos only-for e mudaram a cara da plataforma e do público, de um videogame praticamente sem exclusivos para uma plataforma cujo grande argumento são os exclusivos.

Hoje o estúdio prepara uma sequência de The Last of Us para Playstation 4 e é uma das grandes referências dos estúdios americanos. É mole?

Segue uma entrevista onde o fundador, Jason Rubin, fala um pouco sobre o estúdio, a dificuldade de rivalizar com a Nintendo à época e o desenvolvimento do primeiro Crash (em inglês):

infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Cachorro louco Empty Re: Cachorro louco

Mensagem por Vibastos Sex Mar 17, 2017 7:33 pm

CTR>Qualquer outro jogo da Naughty Dog
Vibastos
Vibastos
Rank 7 - Super Mario Bros 2
Rank 7 - Super Mario Bros 2

Mensagens : 997
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cachorro louco Empty Re: Cachorro louco

Mensagem por Willi Seg Mar 20, 2017 10:41 am

Ok, deletei meu comentário preguiçoso anterior para poder dar uma resposta decente.

A Naughty Dog sem dúvidas é um grande estúdio, e o crescimento que eles tiveram na geração PS3 foi absurdo. Eu não gosto de Crash e muito menos de Jax, mas tenho que admitir que são bons jogos. A grande cereja do bolo da empresa sempre foi Crash, embora Jax na geração seguinte apresentasse qualidade, não teve o mesmo impacto. Mas com Uncharted os caras cresceram demais, e o ápice foi The Last of Us. Ainda não tive a oportunidade de experimentar Uncharted 4, mas até o 3, as experiências que presenciei foram de outro mundo (vide meu "review apaixonado" da trilogia). The Last of Us também foi um jogo histórico. Só o joguei uma vez e nunca mais toquei nele, ao meu ver o jogo tem um apelo muito grande na história e rejogá-lo não é tão prazeroso quanto rejogar um Max Payne 3 ou Far Cry por exemplo, só que mesmo assim, a qualidade do título é incontestável, e eu o jogaria remasterizado se pudesse (esse merece, não tem como dizer que não).

Não sou a pessoa mais correta para opinar sobre os títulos atuais da empresa, afinal o máximo de contato que consigo ter com eles é através de trailers, mas sinto que Uncharted têm virado caça-níquel (o 4 era pra acabar com a série, certo? Daí agora anunciaram um spin-off... beleza, não nego que compraria e jogaria, mas temeria por ser um jogo morno e sem alma, coisa que Uncharted jamais foi e que o 4 provavelmente não é). The Last of Us 2 já era óbvio desde sempre, estou curioso pra ver como a saga de Joel e Ellie vai se desenrolar.

Uma empresa que começou com platformers 3D e hoje faz obras cinematográficas que fazem qualquer um chorar por não ter um PS4... essa é a Naughty Dog. Queiramos nós ter em nossas vidas, profissionais e pessoais, o mesmo crescimento que essa empresa teve.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cachorro louco Empty Re: Cachorro louco

Mensagem por infernosword Seg Mar 20, 2017 1:39 pm

Tem um novo Crash que, reza a lenda, está sendo desenvolvido há anos pelo estúdio. Eu sei lá, acho que deveriam lançá-lo o quanto antes, já faz tempo que não sai um Crash novo. Eu não consigo ver um console Sony sem Crash!
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Cachorro louco Empty Re: Cachorro louco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos