The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo

2 participantes

Ir para baixo

[UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo Empty [UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo

Mensagem por Willi Sáb Jun 16, 2018 1:16 am

[UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo Maxresdefault

Desta vez vou poupá-los da crônica que costumo fazer nos primeiros parágrafos dos meus textos, onde conto toda a minha história com o produto abordado no artigo, e partir direto ao ponto: afinal de contas, qual é o melhor serviço de streamming de músicas da atualidade? Spotify ou Deezer?

Pois bem, se você pesquisar este assunto internet afora, encontrará dezenas de comparativos entre os dois serviços, que mencionam coisas inúteis como "os tantos milhões de músicas que cada um tem no catálogo" ou constatam imbecilidades como "um é melhor por ser mais antigo e ter mais experiência de mercado... enquanto o outro também é melhor por já ter nascido na atualidade" e assim sucessivamente. Mas não é isso que queremos saber. O que interessa é o uso prático e cotidiano destes serviços. Como cada um se comporta, como funcionam as funções avançadas além do Play, como respondem ao usuário, esse tipo de questão. E é pra responder esse tipo de indagação, que estou aqui hoje. Então, sem embromação à lá site patrocinado, vamos falar de uma vez.

Aplicativo para smartphones
O aplicativo do Deezer é incrivelmente lento e pesado. Vale constar que nem todo mundo utiliza um Galaxy S8, então, a boa otimização e funcionalidade em aparelhos de entrada é, sim, um critério de desempate. Avançar para a próxima faixa, algumas vezes, faz com que aconteçam bizarrices como a faixa pular e a arte exibida continuar sendo a da faixa anterior. O inadmissível é que esta lentidão não ocorre unicamente com a interface: se muitas coisas estiverem abertas no seu smartphone, a própria música pode apresentar "pulos" ou "engasgos", tal qual um CD riscado no rádio do carro. Considerando que música é algo que a maioria dos usuários utiliza em segundo plano enquanto desempenha outra tarefa, exigir "quase nada" rodando no aparelho para conseguir ouvir direito é simplesmente um absurdo.
O mesmo não acontece com o Spotify, que apresenta uma interface leve e fluída. Todos os comandos são imediatamente responsivos, não engasgam e não travam. Falar mais é expandir o parágrafo sem necessidade: o Spotify simplesmente... funciona como tem que funcionar.

Aplicativo para Windows
O cliente do Deezer para Windows é um aplicativo exclusivo da Microsoft Store, ou seja, só pode ser baixado e utilizado por quem tem Windows 10. Mesmo assim, o aplicativo é horrível, conseguindo ser mais travado do que o do smartphone. Cliques que não dão resposta, playlists que não carregam, funções mal posicionadas (e que trocam de lugar a cada atualização), músicas que dão buffering por longos segundos até tocarem, enfim, é um parto.
E é por isso que eu utilizo o Deezer pelo navegador. Usar pelo navegador traz algumas desvantagens, como não poder usar as hotkeys do teclado para pausar, avançar ou retroceder as músicas (já que essas hotkeys são pensadas para players instalados no computador, e não respondem a streamming sendo reproduzido no navegador). Desconsiderando isso, o uso do Deezer pelo navegador até seria satisfatório, se não fosse a extrema quantidade de banda necessária para fazer o básico: tocar música. Houveram ocasiões em que eu consegui ver o clipe de uma música em 1080p no YouTube, enquanto que a faixa da mesma música, no site do Deezer, não carregava, ou carregava aos pedaços, interrompendo a cada poucos segundos. E se algum download estiver sendo realizado, principalmente por torrent, esqueça: o site do Deezer sequer abre.
Mas eu não vou parar por aqui. Há mais coisas a serem ditas. O site do Deezer possui problemas de scrolling. Permitam-me explicar melhor: é como se o cursor do mouse não "acertasse" aquilo que você quer clicar, sem que você role a página para cima ou para baixo um pouco. O mesmo acontece com os menus suspensos, daqueles que você passa o mouse no link e eles aparecem: eles até aparecem, mas quando você tenta clicar neles, eles somem, e você fica que nem um retardado movimentando a página para cima e para baixo com o scroll do mouse tentando clicar onde quer. É ridículo.
Já o Spotify possui um aplicativo porreta para Windows, que pode ser baixado por qualquer usuário de Windows 7 em diante diretamente do site do Spotify. O aplicativo é fluído, possui suas funções bem organizadas e posicionadas de forma intuitiva, além de manter suas playlists sempre visíveis na barra lateral. O carregamento das músicas é instantâneo mesmo enquanto você faz download de outra coisa em segundo plano, parece até que as músicas estão no próprio computador. Não há bugs de clique/scroll, e a pesquisa é inteligente, você pode digitar errado e ela demonstrará uma eficiência tal qual a do Google para apresentar o resultado que você deseja, diferente do Deezer, que exige que você digite corretamente o nome da música para lhe apresentar resultados.

Download de músicas
Ambos os serviços, em sua modalidade premium, permitem o download de músicas para que o usuário possa ouvi-las onde quiser, sem necessidade de internet. O lance é que o Spotify permite que você baixe suas músicas tanto no PC, quanto no celular. Já o Deezer, caso você tenha coragem de utilizar seu aplicativo de Windows, bloqueará o download no PC se você já tiver baixado as músicas no celular, ou vise-versa. Em suma, ele só permite que um dos dispositivos armazene conteúdo offline. Outro ponto para o Spotify.

Upload de músicas
Esse é um lance que, sinceramente, ninguém fala. Tá cheio de tutorial ensinando a fazer, mas ninguém diz realmente como funciona. Eu, que sou fã de vários remixes que não estão disponíveis oficialmente em nenhum dos serviços, utilizo bastante a função de upload e vou dizer como ela funciona em cada um deles. Vale ressaltar que, em ambos, ela só pode ser feita pelo PC.
Por melhor que seja o serviço e maior que seja seu catálogo, nem sempre você vai achar a música, ou a versão da música, que você quer. Pode acontecer de alguma faixa específica do seu gosto não estar disponível nem no Deezer, nem no Spotify. Por isso eles permitem que você faça o upload de músicas do seu computador para os serviços, a fim de não deixar de ouvir nada do que você curte por eventual desfalque no catálogo deles.
Pois bem, no Deezer, é preciso fazer o upload pelo navegador, pois o aplicativo de Windows não dispõe desta função. O upload funciona do mesmo jeito que os uploads comuns feitos em sites como Mega ou Google Drive: selecionar o arquivo, aguardar carregar, e então tê-lo disponível. Se você fizer o upload perto da meia-noite, o arquivo fica inutilizável até "dobrar o dia" (é, não dá pra entender). Aí é só adicioná-lo na playlist que você gosta.
Enquanto isso, o app do Spotify pra Windows é mais dinâmico. Ele tem a função de ler as músicas diretamente da sua pasta de músicas no computador, ou seja, você não precisa fazer upload de nada, é só selecionar o diretório e o Spotify vai ler as músicas como se fosse um media player comum. Baixou aquele remix que você gosta e quer ouvi-lo? No Deezer precisa fazer o upload manualmente, no Spotify é só jogar na pasta (e por padrão ele já lê da pasta "Downloads", então se você for preguiçoso nem precisa trocar a música de pasta).
Uma vez que suas faixas locais estejam adicionadas às suas playlists, o app do Deezer não reproduz elas, há não ser que você faça o download de suas músicas nele, mas aí não pode ter feito o download no celular... já viram onde quero chegar, né. Se você está ouvindo uma música online, e então passa para uma que você fez o upload, o app não tem se quer a capacidade de pular ela. Ele simplesmente trava e espera que você, manualmente, dê o skip. Isso não acontece no app do Spotify, que está simplesmente lendo da sua pasta, sem precisar puxar a faixa de servidor nenhum.

Sincronização entre dispositivos
Quando definimos que certa playlist deve estar disponível offline, ambos os aplicativos do Deezer e do Spotify para smartphones entendem que todas as músicas que forem adicionadas àquela playlist deverão ser baixadas. Mas aqui, ambos sofrem de um problema: eles exigem que você abra o aplicativo e abra a playlist para que o download das novas faixas adicionadas seja realizado. Eu realmente gostaria que isso fosse feito instantaneamente, sem que eu precisasse sequer desbloquear a tela do meu smartphone. Adicionei a música na playlist pelo PC, o download dela no app do smartphone já inicia. Quem sabe numa atualização futura isso aconteça.
Achou que aqui aconteceria empate? Achou errado, otário. Mesmo numa tarefa simples como esta, o Spotify se sai melhor, pois imediatamente ao abrir a playlist pelo smartphone, o download das novas faixas inicia, e aí você pode até fechar o app que o download vai continuar até terminar. Adivinhem? O Deezer precisa estar aberto para que o download continue. E o negócio vai além: quando você não tem nenhum sinal de internet, nem por Wi-Fi, nem por rede móvel, as playlists e algumas faixas aparecem sem capa no Deezer. As letras das músicas, pra quem gosta de acompanhar, também só são acessíveis estando online. No Spotify, todas as capas são baixadas corretamente junto com as músicas, e as letras, quando disponíveis, também são baixadas com as músicas, proporcionando ao usuário um aproveitamento completo do conteúdo offline que ele tem.

Transmitindo para Smart TV, Chromecast e outros...
Quem gosta de usar o smartphone como controle remoto sabe que, ao pareá-lo com outros dispositivos, alguns aplicativos apresentam maior instabilidade que outros. O aplicativo do YouTube, por exemplo, funciona perfeito, só desconecta da sua TV ou Chromecast quando você efetivamente fechá-lo. O da Netflix, por outro lado, perde a conexão constantemente, sendo frequentes os casos em que o pause ou a barra de progresso do filme simplesmente param de funcionar. Essa interação com a transmissão de conteúdo em tempo real do smartphone para algo com tela grande varia de aplicativo para aplicativo, e bem, o Spotify é tão estável e responsivo quanto o YouTube, enquanto o Deezer serve apenas para dar play na playlist, depois ela fica toda descoordenada, tocando uma coisa no smartphone e outra na TV, perdendo a conexão, travando, é um caos.
Bônus: o Spotify permite que utilizemos o smartphone como controle remoto para a interação com o aplicativo no PC. Nem YouTube e Netflix permitem que façamos isso, sendo controlados exclusivamente pelo mouse e teclado. Simplesmente excelente.

Sugestão de músicas
Ambos os serviços sugerem músicas para você, baseado no que você ouve. O Deezer tem um menu chamado Flow, com diversas playlists criadas pelo próprio algoritmo do Deezer, pensadas para te agradar. NISSO O DEEZER ACERTA EM CHEIO, o Flow é maravilhoso e por diversas vezes conhecemos ali várias músicas que acabamos adicionando às nossas playlists. O lance é que o usuário tem que ir, especificamente, no menu Flow para ter essa experiência.
Por outro lado, o Spotify não tem nada parecido, o que é uma pena. Mas, abaixo das suas playlists pessoais, ele sugere músicas semelhantes, que também costumam ser sugestões assertivas, mas não dispõe de um lugar específico para "conhecermos mais do nosso gosto", limitando-se a estas sugestões, ou à nossa própria pesquisa manual por playlists de gêneros que gostamos, feitas por outros usuários.
Ou seja, o Deezer acerta em ter uma área própria para descobrirmos músicas que gostamos, mas peca por não apresentar sugestões enquanto ouvimos nossas playlists pessoais. E o Spotify dá as sugestões abaixo de nossas playlists pessoais, mas carece de uma área própria para descobrirmos novas obras semelhantes a nossos gostos. Em cada um, falta o que o outro tem. Empate técnico.

Conclusão: assine o Spotify e não se incomode
O Deezer é um serviço quebra-galho, que a TIM te empurra goela-abaixo com o nome de TIMmusic caso você contrate um de seus planos pós-pagos. É claro que ele pode ser assinado normalmente como qualquer serviço de assinatura, mas o ponto que quero expôr, é que muitas pessoas terão seu primeiro contato com música via streamming pelo Deezer, vão achar razoável e aceitar, ou podem até se irritar, achar que todos são iguais e voltar ao exaustivo trabalho de baixar uma por uma das músicas que gosta e transferi-las para o celular por cabo USB. Eu fui uma dessas pessoas e quase fiz isso, de tanto passar raiva. Aí resolvi dar uma chance ao Spotify e conheci o céu.
Este não é um texto para atacar o Deezer, de forma nenhuma. O problema é que o serviço peca feio pra fazer o básico. Não tem um aplicativo decente pra desktop, demora para carregar as músicas, trava durante a execução, é pesado no celular, bugado no navegador, moroso para sincronizar, enfim, não consegue fazer coisas básicas sem fazer o usuário passar raiva. É de indignar o fato de que um serviço mais antigo que seu concorrente superpopular não seja capaz de fazer O BÁSICO. Portanto, minha recomendação é o Spotify, não só por ser melhor em tarefas mais avançadas, mas por desempenhar o básico com maestria e de maneira fluída e funcional.
Tudo que eu expus neste tópico são pontos os quais eu reparei em meu uso diário desses serviços, não encontrei outros sites abordando de forma clara, e resolvi colocar para que algum lugar da internet tenha essas informações. Espero ser útil.

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo Empty Re: [UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo

Mensagem por Eder Sáb Jun 16, 2018 10:20 am

Para mim, o melhor "streaming" de música ainda é o bom e velho rádio FM xD

Mas, só por curiosidade, não dá problema fazer uploads nesses aplicativos? Afinal, na maioria das vezes, a gente baixa músicas de forma "não autorizada, sem pagar" pirata e tal...
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

[UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo Empty Re: [UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo

Mensagem por Willi Sáb Jun 16, 2018 7:04 pm

Não que eu saiba. Até porque, essas músicas ficam disponíveis apenas para você. Se outros usuários seguem ou adicionam as suas playlists em que elas estão, elas não aparecem para eles.

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo Empty Re: [UTILIDADE PÚBLICA] Spotify Vs Deezer: as diferenças entre ambos, relatadas por quem explorou seus recursos a fundo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos