The Triforce Alliance
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

+2
infernosword
Alexandre
6 participantes

Ir para baixo

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Empty Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

Mensagem por Alexandre Sex Jul 26, 2013 11:09 pm

Não, eu não sequestrei o Inf. Esse post foi feito com autorização do mesmo.

A televisão brasileira possui um longo currículo de programas de humor, alguns já extintos, outros no ar até hoje. Quem já fez rápidas pesquisas pela internet já deve ter percebido que os programas humorísticos do Brasil são duramente criticados. Acredito que não tenha um que se salve.

Pensando nisso resolvi pesquisar um pouco sobre os humorísticos da TV Brasileira. Como eu não posso falar muito do que nunca assisti, o que vai até contra o "Derrubando o Muro", resolvi criar esse post usando meus conhecimentos, e minhas experiências.

Hoje vamos ver onde essas críticas são válidas. Vamos começar com um grande clássico:

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Zorra-total-elenco-horario-personagens-5

Emissora: Globo
Estréia: 1999
Status: No Ar


Zorra Total é um programa que me deixa muito curioso por um simples motivo: Uma esmagadora maioria dos telespectadores o considera como um péssimo programa. Se esse é o caso, como o mesmo consegue muitas vezes ser líder de audiência no horário? Será possível que todo mundo odeia, porém assiste?

Enfim, uma coisa que me desagrada nesse programa é a quantia de piadas repetidas e mal feitas. Esses dias atrás, eu passei pelo canal (Eu não assisto) e me deparei com a seguinte piada: Uma moça estava no trem, quando um mendigo se aproximou:



- A senhora tem um trocado?
- Por acaso o senhor não tem vergonha de pedir esmola no trem?
- Queria que eu abrisse um banco?

Sim, acreditem, foi uma piada.

O programa diversas vezes já trocou de elenco. Muitos personagens passaram por ele, mas parece que as piadas ficam. Sempre vai ter um homem vestido de mulher falando gírias, um bêbado, um "marido chifrudo"... Enfim, vão-se os anéis, ficam os dedos.

Recentemente eu li na internet que há planos de uma repaginada no Zorra Total. Bom, eu sinceramente não espero que nada mude.

Vamos para o próximo:



Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Globo-anuncia-o-fim-do-casseta-planeta_media%255B1%255D
Emissora: Globo
Estréia: 1992
Status: Cancelado


Casseta & Planeta, junto com Zorra Total era [/color]o carro-chefe do humor na Globo, sendo apresentado nas noites da emissora.

Seu elenco era fixo, passando por uma ou outra modificação ao redor dos anos. Uma curiosidade: O programa, assim como Zorra Total sempre foi taxado como ruim. Porém, em 2006, Bussunda
, um de seus integrantes faleceu. Do nada, muitos telespectadores começaram a dizer que "O programa era ótimo com ele." Vai saber.

Casseta & Planeta ficou muito conhecido por zoar as novelas da Globo, especialmente as que vinham antes do programa. Eu particularmente assistia muito 
o Casseta & Planeta, especialmente na minha época de escola. O pessoal na minha classe comentava direto sobre as paródias.

O programa acabou cancelado em 2010, porém voltou em 2012 com o título "Casseta & Planeta Vai Fundo". A recepção foi péssima
, o que levou novamente a um cancelamento.

Pra mim, o principal problema da nova temporada foi a falta das paródias. Em "Vai Fundo" havia um tema específico para cada programa, onde os humoristas entrevistavam pessoas na rua (Um erro na minha opinião) e apresentava uma ou outra esquete de humor com aquele tema.

Enfim, Casseta & Planeta tinha uma boa proposta. Mas faltava uma execução melhor. Próximo:




Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Os-caras-de-pau

Emissora:
Globo
Estréia: 
2010
Status: 
Provavelmente cancelado



Tá aí! Um programa de humor para salvar a Globo. Os Caras de Pau começou em 2010, conseguiu alta audiência, apresentava um formato diferente, com enredo para cada episódio, piadas de boa qualidade e dois ótimos protagonistas.

Os Caras de Pau foram indicados a vários prêmios, ganhou alguns, continuou como prioridade na Globo até 2012, mas... O que aconteceu exatamente nesse período?

No início, os personagens Pedrão e Jorginho, interpretados por Március Melhen e Leandro Hassum viviam suas aventuras em cenários diferentes, protagonizando ao lado de alguns poucos figurantes, que não influenciavam muito na história. O foco era a dupla.

Porém, na última temporada, a Globo parece ter ganho um excesso de confiança na audiência do seriado. Isso fez com que o programa mudasse totalmente: Ganhou cenário próprio, muitos novos personagens, e passou a ser dividido em pequenas esquetes. Sentiram algo familiar? Exatamente. Zorra Total.

Os novos personagens incluíam uma senhora que se vestia com roupas extravagantes e falava de forma irritante, um casal de portugueses que vivia fazendo burrice, um cara que se vestia de terno e falava como se estivesse com sono o tempo todo... Enfim, a lista era grande. E Pedrão e Jorginho cada vez mais perdiam espaço, chegando até mesmo a não aparecer em algumas esquetes. Isso na minha opinião destruiu o programa.

Eu era muito fã dos Caras de Pau, porém não senti nem um pouco de empolgação por essa última temporada. O programa atualmente está fora do ar, e pode não retornar. E se voltar como foi ano passado, prefiro que fique assim. Próximo!



Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Legendarios


Emissora: Record
Estréia: 2010
Status: No Ar


Eita, galera... Esse deu polêmica. Quando foi lançado, causou um enorme barulho na internet. Tudo isso porque Marcos Mion e sua turma haviam deixado a MTV para ir a Record. Eu, particularmente acho que isso é fanatismo dos fãs da MTV, mas mesmo assim houveram inúmeras campanhas contra o programa.


Legendários demorou um pouco, mas emplacou. Hoje é aguardado todo Sábado a noite por muitos fãs, mas na minha opinião, esse programa teve uma péssima mudança durante o tempo, eu diria que uma das piores que eu já vi.

Deixa eu explicar melhor: No início, o grupo do programa era formado por uma equipe onde cada um deles tinha seu próprio quadro. Élcio Coronato fazia testes pela rua, Gui Pádua realizava provas em locais considerados proibídos, Felipe Solari (Um cara que eu admiro muito) era uma espécie de "defensor da natureza". Fazia viagens pelo mundo mostrando lugares ameaçados, Miá Mello era uma repórter estilo adolescente, o grupo Banana Mecânica (Antigo Hermes e Renato) tinham seu espaço de humor... Mas... E se eu disser, que todos esses membros saíram do programa, e só restou o Mion?

Foi exatamente o que aconteceu. Um a um, todo, simplesmente todo o elenco do Legendários foi sendo dispensado. Hoje, o programa conta com Marcos Mion, seu "clone" Mionzinho, e os convidados (Cantores, atores) que vão participar.

Sabem porque eu acho que Legendários às vezes é líder de audiência? Excesso de divulgação, e participantes que são "queridinhos" pela internet. Digo isso porque toda semana aparece no twitter, ou em qualquer site: "Fulano de tal estará essa semana agitando o Legendários!". E pronto: Lá vai fã-clube divulgar, e todo mundo assiste.

O Legendários não é mais um programa de humor. Os personagens, e até mesmo o apresentador não importam mais. Eles simplesmente jogam tudo nas mãos dos convidados, que cantam e fazem festa no palco. Marcos Mion não perde a chance de espalhar pela internet quem será a próxima celebridade a estar em seu querido programa.

Enfim, Legendários pode ser um bom programa pra quem gosta de shows, e pra mim, nem deve ser considerado humor, já que as piadas no palco são péssimas, e o elenco foi simplesmente jogado no lixo.


Enfim, eu não quero criar um post muito longo, então deixarei a segunda, e última parte para ser postada em breve.


Última edição por Alexandre em Sáb Jul 27, 2013 1:33 pm, editado 1 vez(es)

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) NzcfSSW
Alexandre
Alexandre
Rank 142 - Gears of War: Judgement
Rank 142 - Gears of War: Judgement

Mensagens : 7721
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 31
Localização : Cordeiropolis, SP

http://smash-club.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Empty Re: Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

Mensagem por infernosword Sáb Jul 27, 2013 12:26 am

Quanto ao Legendários e ao Zorra Total, minha opinião é a mesma quanto a sua. Vô mais fundo ainda e afirmo que são dois programas lixo. Pra mim o melhor sempre vai ser Hermes & Renato, que mesmo sem o Bruno e com a MTV toda fudida conseguiram fazer programas decentes. Agora, humor na Globo (ultimamente na TV aberta) é mais um motivo para eu tentar resolver o cubo mágico, empinar pipa de ternite ou fazer o que a TV foi feita pra fazer: Jogar videogame.
infernosword
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 33
Localização : flying not yet quite the notion

Ir para o topo Ir para baixo

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Empty Re: Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

Mensagem por Willi Sáb Jul 27, 2013 1:25 am

Aguardando pra ver a opinião do Ale sobre a Praça é Nossa Smile

Zorra tinha uma época que eu gostava, o programa era mais longo e tinha piadas melhores, lá no comecinho, no tempo do cara-crachá ainda, eu lembro que eu gostava. Casseta também vi uma época, mas depois ficou um lixo.

__________________________________________________
PS4 Slim de 1TB com jogos demais para meu pouco tempo disponível dar conta;
SNES e Atari 2600 pra bonito.
Willi
Willi
Rank 131 - Sonic Generations
Rank 131 - Sonic Generations

Mensagens : 7176
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 27
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Empty Re: Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

Mensagem por Vibastos Sáb Jul 27, 2013 2:14 am

Willi escreveu:Aguardando pra ver a opinião do Ale sobre a Praça é Nossa Smile

Zorra tinha uma época que eu gostava, o programa era mais longo e tinha piadas melhores, lá no comecinho, no tempo do cara-crachá ainda, eu lembro que eu gostava. Casseta também vi uma época, mas depois ficou um lixo.

 Essa época era boa,eu gostava de zorra também,mas depois,meh.

Casseta nunca gostei..
Vibastos
Vibastos
Rank 7 - Super Mario Bros 2
Rank 7 - Super Mario Bros 2

Mensagens : 997
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Empty Re: Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

Mensagem por Gustavo Sáb Jul 27, 2013 5:19 am

Muito bom o texto Ale, eu também assistia Zorra Total e Casseta & Planeta (não assisti Legendários e assisti muito pouco de Caras de Pau), e eu até gostava e tal,
mas vamos ser sinceros, sem papo de nostalgia... sempre foi merda, a maior diferença entre agora e antigamente é que nós eramos crianças, e agora o nosso senso crítico aumentou.

infernosword escreveu:é mais um motivo para eu tentar resolver o cubo mágico, empinar pipa de ternite ou fazer o que a TV foi feita pra fazer: Jogar videogame.

YEAH!
Gustavo
Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Mensagens : 3735
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 28
Localização : Fortaleza/CE

http://games-in-torrent.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Empty Re: Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

Mensagem por Eder Sáb Jul 27, 2013 11:04 am

Minha opiniões sobre os programas:

Zorra Total: o grande problema do programa é que, quando veem que um personagem dá certo, querem explorá-lo ao máximo. Lady Kate e o seu "tô pagando" virou uma certa mania, a atriz ganhou prêmio de melhor humorista e o programa usou a personagem por vários anos. Acho que esqueceram que o pessoal enjoa. Resultado? Saiu Lady Kate e entrou a Valéria "a bandida". O ator ganhou prêmio de melhor humorista e até outros papéis no programa. Logo o pessoal enjoa e substituem por outro personagem, com novo bordão que o pessoal vai imitar/comentar até enjoar e mais uma substituição. O ciclo se repete...

Casseta & Planeta: também assistia e achava alguns quadros engraçados, principalmente as paródias das novelas xD
Já a versão de 2012 foi bem ruim mesmo.

Os Caras de Pau: nunca vi muita graça, nem na época do Zorra, nem como seriado de domingo. O que me fazia rir eram os improvisos do Hassum, quando não eram exagerados.

Legendários: Para mim nunca foi um programa de humor. E, o Banana Mecânica foi muito mal-aproveitado. Teve uma paródia de novela e depois disso, os caras só ficavam "figurando" no cenário, com exceção daquele Tião. Fizeram bem em voltar à MTV, ainda que a emissora esteja falindo xD

Atualmente, os melhores humorísticos, na minha opinião, são o Furo MTV, o Pânico! na Band (principalmente os quadros do Marcelo Sem Dente e o Ixxxkenta xD), o CQC (Top 5 e alguns outros quadros) e Hermes e Renato.
Eder
Eder
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus
Rank 91 - God of War: Chains of Olympus

Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Araucária - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2) Empty Re: Derrubando o Muro: Programas humorísticos brasileiros (Parte 1 de 2)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos